Pure Pilates
Home / Artigos

Artigos

Conheça o nosso Blog CONFERIR

Benefícios da atividade física para quem tem escoliose



A escoliose é uma deformidade da coluna vertebral em forma de “C” ou “S”, entretanto existem outros desvios da coluna que podem estar associados, como a rotação vertebral, cifose torácica e lordose lombar e/ou cervical. A escoliose é sempre patológica, já a cifose e a lordose são curvaturas fisiológicas, mensuradas em graus.

Esta deformidade pode ser causada por inúmeras doenças e que analisada quanto a sua flexibilidade se divide em não-estruturais ou corrigíveis com a eliminação da causa, e estruturais ou permanentes.

É comum as crianças desenvolverem algum tipo de desvio na coluna, porém, dores são mais comuns na fase adulta, principalmente se não forem adotados hábitos e tratamentos adequados. Mudar os hábitos e incluir exercícios físicos entre as atividades de rotina ajudam a amenizar esse problema e evitar dores.

 
Veja abaixo alguns problemas posturais:

-Praticante que trabalha em frente ao computador;
-Quando o praticante permanece por horas no trânsito, com o banco ajustado inadequadamente para uma postura correta;
-Quem suporta muito peso nas costas (em bolsas ou mochilas cheias).

Esses definitivamente são hábitos que podem agravar o desenvolvimento de escoliose! Por tanto se você se encaixa em um dos perfis acima citados, procure mudar sua rotina postural.

Vale lembrar que antes de iniciar qualquer atividade física, a pessoa precisa passar por uma avaliação médica e/ou fisioterápica para que o profissional possa direcionar o seu paciente com escoliose para uma atividade que contribua para sua melhora, sendo necessária uma avaliação clínica e radiológica. E a conclusão do médico ou fisioterapeuta deve ser passada para o profissional que irá conduzir a atividade física escolhida.

A orientação de um profissional qualificado garantirá que os movimentos não só alinhem a coluna, mas também que fortaleçam os músculos capazes de deixá-la na posição certa.
Todos os exercícios que estimulam, igualmente, os dois lados do corpo auxiliam no tratamento e na prevenção da escoliose, como: natação, ioga, Pilates, caminhada, corrida, hidroginástica e, em alguns casos, a musculação.

Alguns desses exercícios não vão corrigir a curvatura, para que isso aconteça, é preciso que o esporte faça parte do tratamento e seja acompanhado por um profissional qualificado. No geral, o que todas essas atividades simétricas fazem é ajudar a evitar uma piora da escoliose.

O Pilates é um excelente exercício para a escoliose, pois trabalha o fortalecimento, alongamento e equilíbrio corporal, desta forma, melhora o alinhamento vertebral, reduzindo as tensões musculares e compressões discais devido a maior flexibilidade adquirida pelo corpo.

Em complemento, o Pilates trabalha o corpo de uma forma global, enfatizando os princípios básicos, dentre eles: respiração, posicionamento da pelve, posicionamento da caixa torácica, movimentação e estabilização da cintura escapular e posicionamento da cabeça e coluna cervical. Trazendo essa consciência ao praticante, fará com que se habitue a posturas mais adequadas no seu dia-a-dia, aliviando dores nas costas e amenizando o desvio da escoliose.

ATENÇÃO: Todos as atividades físicas trazem benefícios aos seus praticantes, porém alguns podem ser prejudiciais se forem praticados sem orientação, sendo estes:
Handball, tênis, basquete e outros exercícios que exigem muito mais um lado do corpo do que o outro ocupam os últimos lugares da lista. Nada impede que esses esportes sejam praticados, mas é ideal pedir aconselhamento de um profissional para evitar dores pelo corpo.

Atividades de alto impacto também devem exigir cuidado redobrado.

Quem optar por corrida, bicicleta e outras atividades aeróbicas também precisa estar atento a dois fatores importantes: o impacto dos movimentos nas articulações e o alongamento, que prepara os músculos para responder aos exercícios.
A musculação, feita com orientação de um Fisioterapeuta ou de um professor de Educação Física especializado em desvios de coluna, complementa o tratamento de escoliose: isso porque os exercícios fortalecem os músculos do abdômen, que dão sustentação à coluna, e os próprios músculos das costas. E
vite usar cargas excessivas demais, evitando encurtar ainda mais as fibras, e jamais dispense o alongamento antes e depois dos exercícios.

Dicas para o dia-a-dia do praticante de atividade com escoliose:

- Atenção na postura em que você fica durante o seu trabalho, se ficar sentado, alinha-se, mantenha sua postura alinhada e de forma que não tencione os músculos, principalmente, cervicais e lombares;

- Tenha cuidado ao carregar pesos, levante os pesos de forma correta, e tente carregá-los divididos entre os lados, caso isso não seja possível reveze entre os ombros e/ou braços;

- Use calçados adequados no seu dia a dia e quando for realizar alguma atividade física use obrigatoriamente tênis;

- Sempre respeite as limitações do seu corpo, principalmente em caso de dores;

- Pratique atividade física e siga a orientação de um profissional qualificado, não tente fazer um treino ou tratamento sozinho, isso poderá ser muito prejudicial ao seu bem estar e saúde física de seu corpo.

Pilates na Fibromialgia



A Síndrome de fibromialgia é uma doença do sistema nervoso central que afeta em quase sua totalidade as mulheres acima de 30 anos. Facilmente confundida e pouco entendida, caracteriza-se por frequentes dores musculoesqueléticas e tendinosas de forma generalizada, difusa e crônica. Ainda, a síndrome apresenta hipersensibilidade em múltiplos locais, fadiga, rigidez matinal, sono perturbado, ardência, dor em pontadas, câimbras e algumas vezes, com queixas vagas de sensação de inchação ou parestesias que podem variar com a hora do dia, tipo de atividade, clima, padrão de sono e estresse.

Além disso, é possível que haja cefaléias e enxaquecas, dor abdominal, constipação alterando-se com diarreia e irritabilidade na bexiga. Entretanto, não se encontra anormalidades bioquímicas, imunológicas ou anatômicas constantes na fibromialgia, assim como não há deformidades e comprometimento das articulações e dos movimentos.

Esta condição é considerada uma síndrome porque engloba um conjunto de manifestações que podem ocorrer simultaneamente em diferentes doenças.

 


Esses são os pontos dolorosos que indicam uma possível fibromialgia.

A causa e os mecanismos que provocam esta doença não estão perfeitamente esclarecidos. Sabe-se que o sono prejudicado altera funções fundamentais como a produção de serotonina e outros neurotransmissores provocando mudanças de humor, desânimo, maior sensibilidade aos estímulos dolorosos, e que também podem estar relacionados com a diminuição do fluxo de sangue que ocorre nos músculos e tecidos superficiais encontrados na fibromialgia. Então, é possível que haja relação entre a fibromialgia e algumas formas de depressão e de ansiedade.

Ainda, há especulações de que a fibromialgia pode ser premonitória de psicose ou hipotireoidismo. Devido à maior sensibilidade das pregas cutâneas nesses indivíduos, várias tentativas de demonstrar a existência de anormalidades periféricas localizadas foram realizadas, assim como a especulação de que a fibromialgia seja um distúrbio da modulação da dor.

O tratamento da fibromialgia pode incluir medicações para diminuir a dor e melhorar o sono, e acupuntura para tratar a ansiedade ou induzir o sono e diminuir as dores.

Também, é fundamental a prática de exercícios físicos orientados por profissionais capacitados, visando entre outros, o condicionamento muscular e manutenção da amplitude articular.

O método Pilates por sua vez, age como um grande aliado aos casos de fibromialgia. Pois o fortalecimento e alongamento muscular estão presentes a todo momento nos exercícios de forma holística, suave, e progressiva, sempre respeitando a fisiologia muscular e biomecânica articular. Através do direcionamento dos programas de exercícios de Pilates para cada caso de fibromialgia, observa-se o alívio da dor, a restauração da amplitude de movimento e da flexibilidade, bem como a melhora da capacidade de se concentrar e executar as atividades da vida diária, muitas vezes prejudicadas pela doença, assim conduzindo a uma qualidade de vida otimizada. Ainda, por apresentar um ambiente mais tranquilo e uma conexão da mente com o corpo, somados às técnicas de respiração, movimentos fluidos e centralizados, também se dá a promoção do relaxamento, diminuindo a tensão muscular. A liberação de hormônios e neurotransmissores são estimuladas, e ao término de uma aula de Pilates o indivíduo se sentirá revigorado, com uma sensação de bem-estar, e ainda observará melhoras no sono. Então, há a possibilidade de diminuição da dosagem dos medicamentos.

O Pilates é um exercício para a mente, equilíbrio interno, harmonia da pessoa como um todo. É um método que resgata e potencializa a consciência corporal, o bem-estar e a auto-estima, porque somos UM conjunto de tudo e não parte de um todo. À partir do momento que o corpo aprende a fazer o movimento com maior eficiência motora, menos esforço e compressão da musculatura e nervos, e aplica isso em suas atividades de vida diária, as crises de dor fibromiálgicas tornam-se mais espaçadas e menos intensas.

Aprenda os limites do SEU CORPO!

Celebridades que amam pilates



Ao ver as celebridades posar e flutuar pelo tapete vermelho, nos fez questionar quais delas fazem Pilates. Postura correta e um físico longo e esbelto são sempre pistas boas, mas pensamos em buscar mais informações para descobrir quais realmente fazem pilates e o que elas têm para dizer sobre isto!

Amanda Seyfried diz que pilates é seu exercício de fim-de-semana, porque ela “ama se alongar, tonificar e se sentir magra e esbelta”.

Anna Faris contou para a InStyle Magazine “eu acho que era a última mulher em Hollywood que não fazia pilates” diz Faris. “Realmente mudou meu corpo!” Começando a mais ou menos 6 semanas antes de filmar um filme com figurino que deixava bastante à mostra, Faris se exercitou com seu instrutor de pilates 6 dias por semana e ficou extasiada com os resultados.

O treinador há um longo tempo da Cameron Diaz, Teddy Bass diz que ela usa uma mistura de pilates, aeróbico e musculação para ficar em forma: “Esta parece ser a melhor combinação para mulheres acima de 30″ ele explica. “Mulheres precisam de peso – é ótimo para fortalecer os glúteos. Quando se trata de pilates, a Cameron ama a combinação de trabalhos de Mat e Reformer.

O site FitSugar.com conta que Mandy Moore exercita seu corpo através de caminhadas e Pilates de três a quatro vezes por semana, e ela atinge saúde mental e felicidade através de sessões regulares de acupuntura e indo a sessões de terapia. Ela ama acupuntura e diz, “É tão reconstrutivo. Me traz de volta para mim mesma.”Está claro que Mandy está fazendo tudo que pode para cuidar de si mesma, e seus esforçoes estão recompensando-a.

Sandra Bullock contou a revista Instyle que quando ela está em Los Angeles, ela faz de suas aulas de Pilates prioridade. Ela também confiou no método quando precisou entrar em forma para o filme “A Proposta”; ela quis parecer forte, mas também feminina para as cenas de biquini.

Dizemos para vocês: confiem no que elas dizem! 

Pilates no controle da ansiedade






Acordar cedo, deixar os filhos na escola e ir trabalhar. No horário de almoço, apenas um quarto é reservado para a refeição. O restante é separado para resolver os assuntos mais urgentes, que não podem esperar até o fim do expediente. Depois mais trabalho que geralmente se torna estressante devido à sobrecarga de responsabilidades. De volta em casa, uma leve pausa para o jantar e, como se não bastasse, os problemas domésticos para solucionar, sem falar daqueles que levam trabalho pra casa.

É uma rotina dessas que muitos profissionais precisam enfrentar todos os dias e o que menos fazem é cuidar da própria saúde. A consequência é pouca ou quase nenhuma qualidade de vida. Muitas pessoas já sofrem com as chamadas “doenças da modernidade”. A ansiedade, por exemplo, é um motivo suficiente para se recorrer a um bom médico. E não estranhe se entre um remédio e outro, ele recomendar a prática do Pilates.

A ansiedade é uma sensação ou sentimento decorrente da excessiva excitação do Sistema Nervoso Central consequente à interpretação de uma situação de perigo. Por vezes a pessoa que sofre de ansiedade, sente uma necessidade de estar sempre à fazer coisas de forma a fugir do seu estado emocional para que se sinta melhor.

Desta forma a pessoa que passa muito tempo num estado de ansiedade acaba interrompendo a respiração como uma forma de defesa contra o medo de uma punição ou situação de perigo, ocasionando um bloqueio no músculo diafragmático. Um diafragma inibido, que não funciona bem, pode causar diversos distúrbios no nosso organismo, como: dores de cabeça, problemas gastrointestinais, dores nas costas e até mesmo um aumento na ansiedade.

Uma respiração otimizada mobiliza a coluna vertebral na região do tórax, que provoca a mobilização do sistema nervoso autônomo que, dentre outras tantas atividades é responsável pela digestão, reprodução, sono e relaxamento.

O Pilates aperfeiçoa a respiração e potencializa a capacidade respiratória. Em todos os exercícios a respiração é enfatizada como instrumento para atingir a qualidade na execução dos movimentos. O contrário também acontece, pois os movimentos adequados com a região do tronco estimulam e ampliam a entrada e saída de ar nos pulmões. O Pilates exerce muitos benefícios em pessoas ansiosas por modificar a capacidade respiratória. Se o indivíduo ansioso é capaz de aprender a expirar, podemos até certo ponto, modificar sua condição energética diafragmática, onde a ansiedade está contida.

O Pilates mobiliza a musculatura dessa região e na medida em que respiração é solicitada durante a execução dos exercícios, tornando-se um ato voluntário e consciente. Somente a prática irá validar a relevância do trabalho interdisciplinar entre o instrutor de Pilates e psicólogo corporal no indivíduo ansioso.

Os benefícios do Pilates - 10 grandes razões para você praticar




Há muito mais do que 10 razões para fazer Pilates. Estou começando com 10, porque eu quero inspirá-lo e dar-lhe a oportunidade de acompanhar os aspectos do Pilates que lhe interessam.

A minha lista pessoal dos benefícios do Pilates pode chegar muito além de 20 itens. Mas comece aqui e veja o que você pensa. Pilates é ideal para você?

Se você já faz Pilates, leia a lista e veja se o seu motivo preferido para fazer Pilates está aqui. Se não, conte-nos sobre isso.


1 – Pilates é um exercício para o corpo inteiro

Ao contrário de algumas formas de exercício, Pilates não super desenvolver algumas partes do corpo e outros menos. Durante o treinamento o Pilates concentra-se na força do núcleo, que treina o corpo como um todo integrado. Pilates promover força e desenvolvimento muscular equilibrado, assim como flexibilidade e aumento da amplitude de movimento para as articulações.

Atenção ao apoio central e adequação de corpo inteiro – incluindo a respiração e a mente – proporcionar um nível de atividade integradora que é difícil encontrar em outro lugar. É também a razão que o Pilates é tão popular em cenários de reabilitação, bem como com os atletas que acham que o Pilates é uma ótima base para qualquer outro tipo de prática de movimento que eles fazem.


2 – Adaptável a muitos níveis de aptidão e necessidades

Se você é adulto e está apenas começando a se exercitar ou um atleta de elite, experientes ou não o Pilates aplica a você. Criando a partir da força do núcleo, com foco no alinhamento o Pilates é acessível a todos. Com milhares de exercícios possíveis e modificações, os exercícios que podem ser adaptados às necessidades individuais.


3 – Cria força sem massa

No Pilates, não queremos construir músculos para se mostrar. Queremos construir músculos tonificados que funcionam perfeitamente no contexto do corpo como um todo, e a adequação funcional às necessidades de uma pessoa como eles se movem ao longo da vida.

Uma das maneiras que o Pilates cria longos e fortes músculos é tirando proveito de um tipo de contração muscular chamada de uma contração excêntrica.


4 – Aumenta a flexibilidade

No Pilates, nós trabalhamos para um aumento de segurança, alongamento dos músculos e a amplitude de movimento nas articulações.


5 – Desenvolve a força do núcleo

Os músculos do núcleo do corpo são os músculos profundos das costas, abdome e do assoalho pélvico. Estes são os músculos que dão o apoio para as costas, forte e ágil, boa postura, e padrões de movimentos eficientes. Quando o núcleo é forte, a estrutura do corpo é suportado.

Isso significa que o pescoço e os ombros podem relaxar, e o resto dos músculos e articulações são livres para fazer o seu trabalho – e não mais. Um outro benefício legal é que o núcleo de formação promove um abdome liso e definido que todos cobiçam.


6 – Melhora a postura

A boa postura é um alinhamento apoiado por um núcleo forte. É uma posição da qual se pode circular livremente. Começando com os fundamentos do Pilates e movendo-se através de exercícios de solo e de equipamentos, no Pilates você treina o corpo para expressar-se com força e harmonia.

Você pode ver isso na bela postura daqueles que praticam Pilates.


7 – Aumenta a Energia

Pode parecer um paradoxo, mas quanto mais você exercita, mais energia você tem e mais você gosta de fazer.

Pilates trabalha a respiração junto com os movimentos, estimula a coluna e os músculos, e inunda o corpo com os bons sentimentos.


8 – Promove a perda de peso e longo prazo

Se você pratica Pilates regularmente, seu corpo irá mudar.

Conhecido por criar a longo prazo, músculos fortes, Pilates melhora o tônus muscular, equilíbrio muscular, traz uma postura bonita, e ensina como se mover com facilidade e graça. Todas essas coisas vão fazer você se olhar e sentir-se muito saudável e atraente.

Se você quer perder peso, a fórmula para a perda de peso continua a mesma: queime mais calorias do que você consome. Como método de atividade física para todo o corpo, o Pilates ajudará você a fazer isso. Combinado com atividade aeróbica, pilates torna-se uma ferramenta de tonificação.


9 – Aumenta a consciência corporal – Conexão Corpo/Mente

Joseph Pilates falava muito de “a completa coordenação de corpo, mente e espírito”. Este é um dos segredos do exercício de Pilates: praticamos cada movimento com total atenção. Quando nos exercitamos, desta forma, o corpo e a mente se unem para trazer o maior benefício possível de cada exercício.

Os princípios de Pilates – centralização, concentração, controle, precisão, respiração e fluxo – são os principais conceitos que usamos para integrar corpo e mente.


10 – Há muitas maneiras de aprender Pilates

A popularidade crescente do Pilates o colocou no mapa de todo o mundo. Isso é bom porque quando você começar o treinamento de Pilates, é importante começar em um estúdio ou academia, e de preferência a partir de um instrutor certificado.

Mas há muitas maneiras de complementar seu aprendizado depois de algum tempo de aulas com o instrutor. Você pode praticar em casa e você não precisa de alguns equipamentos sofisticados, uma roupa confortável e um tapete.