Pure Pilates
Home / Artigos

Artigos

Conheça o nosso Blog CONFERIR

Pilates para dois



Pilates em Dupla

Os exercícios praticados em duplas permitem que você se exercite com outra pessoa enquanto desenvolve a força do âmago, aumenta a flexibilidade e melhora o equilíbrio. Tudo isso com a vantagem de que, quando vocês praticam juntos, vocês vão relaxar, se divertir e provavelmente irão progredir mais depressa.

Quando estiver se exercitando com o seu parceiro é importante que um preste atenção na respiração e nos movimentos do outro: tente conectar os seus movimentos com sua respiração e com a respiração de seu parceiro. Se puder, pratiquem olhando-se no espelho.

Conforme o tempo, pratique de olhos fechados, a fim de concentrar-se na sensação interna do movimento e no fluxo de movimento do seu parceiro. Primeiramente é importante conversar com sua dupla sobre a sequência de movimentos e sugestões de alinhamento.

Eventualmente seu objetivo será a prática em silêncio, ouvindo sua respiração e coordenando seus movimentos com a respiração de sua dupla.

Fonte: PilatesStyle Magazine

Entre em forma no verão com o Pilates



Entre em forma no verao com o Pilates 
Imagem: Internet

Para chegar na estação mais quente do ano em forma, não há milagres: malhação, malhação e malhação. E por mais tentadoras que sejam as atividades outdoor, quem não está acostumado deve pegar leve e optar por modalidades indoor de baixa intensidade, como o Pilates.

Segundo o instrutor da STOTT PILATES™, Tim Fleisher, é importante que as pessoas evitem práticas que as levem à exaustão, pois os próprios movimentos produzidos pelos exercícios já geram calor e elevam a temperatura corporal, e realizar um treinamento sob o sol catalisa este processo. “Nas sessões de Pilates, o objetivo não é trabalhar a musculatura até a fadiga, mas fortalecer os músculos conscientemente”, explica.

O professor ainda sinaliza um equívoco comum a respeito da intensidade do treino: “Muitas pessoas acreditam que o exercício físico só dá resultado quando sente-se dor no dia seguinte. Pelo contrário, é apenas uma manifestação de que o indivíduo não estava adaptado ao esforço ou ao excesso dele”. E como verão não combina com dor, exageros precisam ficar bem longe, principalmente em altas temperaturas, que podem levar o organismo a sofrer hipertermia.

Além de poupar o sistema de refrigeração corporal, o Pilates é indicado para aqueles que querem conquistar um abdômen de causar inveja. Isso porque, durante os movimentos, são acionadas as musculaturas mais profundas, como transversos do abdômen, multifídios e paravertebrais. “Mas, para que a região fique sequinha, é necessário adicionar à rotina exercícios aeróbicos, como uma caminhada ou andar de bicicleta”, fala Letícia Toledo, coordenadora técnica da Pilates StudioFit. Frequentando as aulas duas vezes por semana, com uma hora de duração, dentro de um mês já é possível sentir uma musculatura mais forte e equilibrada. “Já os resultados estéticos aparecem em pelo menos dois meses”, complementa.

Independente do ambiente no qual a atividade física é praticada, os cuidados não podem ser deixados de lado. Mesmo as modalidades indoor, hidratação e peças confortáveis não devem faltar. Caso opte por encarar o sol, um bom protetor e um boné são fundamentais. E é bom ficar de olho no relógio, pois entre 10 e 16 horas recomenda-se fugir do astro rei, quando a incidência dos raios UVB é mais intensa.

Por Rafaela Porto

Fonte: http://studiofitblog.blogspot.com/

Crianças podem praticar Pilates?



Criancas podem praticar Pilates?
Fonte: Internet

A resposta é sim. Podem e devem. A pratica é incentivada contanto que os limites das crianças sejam respeitados, assim como faixa etária e desenvolvimento motor.

Hábitos cada vez menos sadios vem sendo adquiridos pelas crianças. As horas e horas a frente da televisão, do computador e do vídegame, podem gerar, além do estresse, conseqüências na postura. A rotina na escola, cheia de afazeres e quase sempre carregando bastante peso na mochila, faz com que a coluna, que está em fase de desenvolvimento, comece a se moldar de uma maneira que a deixará dolorida.

Os exercícios de Pilates ajudam a criança a trabalhar sua consciência corporal de uma maneira lúdica e desafiadora. É preciso estabelecer identidade e conexões nas aulas de Pilates e o universo no qual as crianças estão inseridas para que elas consigam perceber os benefícios da postura, concentração e da respiração correta. Os aparelhos são adaptados e são usados diversos acessórios, como, bolas de todos os tamanhos, fitas elásticas, rolos de espuma, Meia Lua, e outros materiais.

Os benefícios que o Pilates pode trazer para as crianças:

-Proteção do sistema locomotor;
-Melhora da postura;
-Sono tranquilo;
-Alongamento;
-Fortalecimento muscular.

Em suma, o Pilates é uma excelente opção para os pequenos, pois, dentre estas vantagens, ele proporciona condicionamento postural para um futuro adulto bem estruturado numa busca constante pela qualidade de vida.

Fonte: http://www.melhoramiga.com.br

Dez motivos para amar o Pilates



Pilates

“10 motivos para amar Pilates” é um texto de uma aluna de Pilates que, enquanto sentia as dores de uma aula intensa, refletiu sobre os motivos que a levavam a continuar praticando os exercícios.

1 – Sem suor: ainda que alguns movimentos sejam bastante intensos, é raro que eu transpire durante uma aula de Pilates.

2 – Você pode fazer qualquer coisa em oito séries: diferente de alguns exercícios rotineiros, o Pilates é de movimento contínuo. Sempre que eu sinto as dores de um exercício, eu me conforto em saber que isso acabará em alguns instantes e será hora de trabalhar uma nova musculatura, deixando os outros músculos descansarem um pouco.

3 – Tédio? Que tédio?: por conta da diversidade dos exercícios, eu nunca fico entediada durante a aula.

4 – Ajustável: de iniciantes à experts, quase sempre há algo pra todo mundo numa aula de Pilates. Quase todos os exercícios podem ser regulados para atender sua necessidade.

5 – Super tonificado: se músculos grandes não são a sua praia, você está com sorte. O Pilates apenas ajuda a tonificar o que você já tem.

6 – Flexibilidade: o simples alongamento do corpo vai ajudar a torná-lo mais flexível.

7 – Força: através de exercícios de resistência, os músculos vão se fortalecendo.

8 – Tanquinho: o Pilates é focado no âmago, o que ajuda a esculpir os músculos do abdome.

9 – Altura: enquanto alguns tem dificuldades de acreditar, fiéis estudantes de Pilates ganharam altura através dos exercícios de alongamento. Mas eu não sei se todo esse foco na postura com certeza fará com que você se sinta mais alto.

10 – Diversão: ainda que nem todos os exercícios façam com que você pule de alegria, há alguns, como um em que você tem de imitar uma foquinha, que são muito divertidos!

São bons motivos, não são?

Pilates para o alívio da Artrite



Pilates - Alivio para ArtriteA artrite tem sido a maior causa de incapacidade física no Reino Unido, afetando nove milhões de pessoas de todas as idades, incluindo 12.000 crianças.

Toda pessoa com diagnóstico de artrite deveria tornar o exercício regular para ajudá-los a viver com o seu estado e melhorar a sua mobilidade, bem como reduzir a dor, colaborando para sua qualidade de vida.

É o fisioterapeuta que deve avaliar o paciente e determinar o melhor tipo de exercício que irá ajudar cada caso.
Segundo a fisioterapeuta britânica Chris Norris, o Pilates é muito útil para os que sofrem de artrite. “É também uma prática controlada, a execução dos movimentos é suave o que significa que pode ser praticado por pessoas independentemente da sua idade e de seu nível anterior de fitness.”

O maior benefício da prática regular de Pilates para os que sofrem de artrite é que as pessoas conseguem adquirir maior mobilidade. “Eles trabalham dentro da sua própria zona de conforto, de forma calma, sem colocar estresse extra sobre suas articulações. Isso os ajuda a se tornarem mais móveis eflexíveis ao longo do tempo”, diz a fisioterapeuta.
E ela ainda completa: “Como o Pilates é uma atividade supervisionada pelo fisioterapeuta, permite que o praticante vá avançando gradativamente, de forma tão eficiente quanto possível, apesar dos problemas de saúde subjacentes, como a artrite.”