O exercício físico é associado ao bem-estar de seus praticantes
Dentre suas diversas manifestações, a corrida apresenta-se com uma das modalidades com grande número de adeptos, tanto pela facilidade em sua prática, como pelos benefícios para a saúde e o baixo custo. Por essas e outras razões, os indivíduos que a praticam, seja no âmbito competitivo ou recreativo, estão expostos aos eventuais riscos associados.
A realização de exercícios de maneira exaustiva, sem orientação ou de forma inadequada, pode contribuir para o aumento do numero de lesões esportivas, dentre os fatores, os intrínsecos destacam-se a idade, o sexo, a experiência, aptidão, alem de outros aspectos. Os fatores extrínsecos são o treinamento, o tipo de atividade e as condições climáticas, entre outras.
Em um estudo onde foram entrevistados 6.596 indivíduos, 335 (5,1%) relataram ter sofrido algum tipo de lesão durante o ultimo mês. Também, 46% dos homens e 15% das mulheres referiram que as lesões estavam associadas a pratica de exercícios ou esportes. No Brasil, não são muitos os relatos sobre a prevalência de lesões. Apesar de as evidencias apontarem crescente numero de lesões, em especial entre corredores, ainda existe certa divergência sobre os fatores que podem influenciar a ocorrência desses agravos.
Essas constatações dificultam a realização de intervenções que possam prevenir a ocorrência de lesões nessa modalidade e também auxiliar no aumento da performance de seus praticantes.
Encontra-se ainda na literatura a diminuição na prevalência de lesões a partir dos 60 anos de idade, sendo que os sujeitos entre 40-60 anos são mais acometidos quando comparados com aqueles com idade inferior a 40 anos. Essas evidências sugerem que o decréscimo da ocorrência de lesões observado com o aumento da idade deve-se a redução na freqüência e intensidade da atividade física com o decorrer do envelhecimento.
Também foi verificado que a corrida e uma das atividades em que as lesões mais ocorrem quando comparando a prática esportiva e de caminhadas, em especial nos membros inferiores. Um dos aspectos que podem influenciar a ocorrência das lesões é a intensidade do treinamento.
Portanto, atividades como o Pilates não só podem como também devem fazer parte dos treinos de atletas principalmente porque o praticante sente benefícios imediatos em seu corpo, como: melhora na postura e alinhamento corporal, aumento da consciência corporal, alívio de tensões e dores, melhora do alongamento e flexibilidade, desenvolvimento do equilíbrio e coordenação motora, fortalecimento e estabilização dos músculos, diminuição no impacto das articulações. Consequentemente a prática leva a uma considerável melhora no desempenho atlético e funciona como eficiente forma de prevenir lesões.
Autora: Rafaela Porto
Fonte: tudosobrepilates.com.br
Melhorando sua vida sexual com Pilates
Deseja saber como fazer para melhorar sua vida sexual? Vamos pensar juntos.
Se sexo bom é uma receita, aqui estão alguns dos ingredientes que podem ir em uma deliciosa porção de sexo: misture alguns abdominais fortes com uma musculatura tonificada da área pélvica, um quadril solto, um pouco de cuidado ao corpo e uma pitada de concentração, misture tudo com uma boa oxigenação e… voila! Uma vida sexual melhorada.
Espere um minuto… estes ingredientes são também os maiores benefícios de uma rotina regular de exercícios de Pilates.
Sim, é verdade. Pilates é bom para sua vida sexual!
Estudos mostram que a chave para uma vida sexual melhor é um corpo saudável e em forma.
Por causa do óbvio, e não tão óbvio assim, o alongamento corporal é um benefício de uma rotina regular de Pilates.
Exercícios de pilates podem mostrar como ter uma vida sexual melhor
Primeiramente, vamos falar da musculatura pélvica. Você sabe que músculos são estes? Tente o seguinte: pense nos músculos que fazem você parar de urinar quando deseja. Você está apertando eles agora? Estes são seus músculos pélvicos. Eles funcionam como uma rede, que sustentam você desde abaixo de sua pélvis.
Uma musculatura pélvica fortificada é igual a orgasmos mais intensos. É um fato.
Músculos abdominais fortalecidos ajudam a sustentar o ato sexual.
“CORE” fortalecido é igual a movimentos fortes por um período mais longo.
Pense em uma dançarina do ventre e o controle que ela possui sobre o seu “CORE”. Aquele movimento ondulado é criado de uma musculatura fortalecida do “CORE” e anos de prática. Pilates pode oferecer o mesmo controle.
E quanto a flexibilidade? Quer tentar algumas daquelas fabulosas posições Kama Sutra, mas mal consegue erguer sua perna sobre a cabeça? Pilates melhora sua flexibilidade geral.
Quadris mais soltos lhe dão maior facilidade de movimentos e deixam seu corpo mais leve. Me parece bom.
Alguns beneficios menos óbvios do Pilates e como obter um sexo de melhor qualidade tem a ver com a oxigenação. Pilates requer uma respiração bem profunda, ás vezes sustentada. Isso oxigena seu sangue e manda oxigênio mais rapidamente para seus músculos.
O aumento da oxigenação sanguínea que se consegue com os exercícios de Pilates também pode beneficiar homens com problemas de ereção.
Geralmente, e olha que eu não sou “expert”, um aumento na oxigenação do sangue em certas áreas de corpo de um homem, e você sabe onde quero chegar, é tudo que se necessita para melhorar a força. Um corpo mais forte também permite um melhor desempenho e uma melhora no sentimento de bem estar.
Sexo é muitas vezes mais mental do que físico. Todos sabemos que um pouco de concentração mental pode dar um “boom” em sua experiência. Exercícios de Pilates utilizam imagens para alcançar a forma e o sentimento correto para cada exercício.
Não só todos os benefícios do Pilates e de como ter uma vida sexual melhor são físicos. A força mental requerida durante uma práticade Pilates também pode ser usado em seu ato sexual.
Joseph Pilates declarou que os cinco principios básicos de seus exercícios são concentração, controle, centralização, fluidez e respiração. Todos muito bons complementos de como ter uma vida sexual melhor.
É controle o que importa aqui. Joseph Pilates primeiramente chamou seu método de “Centralização”. Sim, ele foi um fanático por controle, mas de um modo bom!
Seja o mestre de seu corpo e mente e você terá controle em todas as áreas de sua vida. Pilates é o caminho para uma vida sexual melhor
Pilates - Técnica para todas as idades
Músculos firmes, barriguinha enxuta, bumbum durinho e um condicionamento físico de fazer inveja. Alie isso a uma mente mais tranqüila, com maior poder de concentração e equilíbrio. Não é por acaso que o Pilates conquista, a cada ano, mais adeptos. E, no Ceará não é diferente. Várias academias oferecem o método que, apesar de ser um pouco mais caro que outras atividades físicas, resulta em um corpo mais harmonioso, flexível e com força muscular. No entanto, uma das questões mais debatidas é a formação profissional.
Para a orientadora do método e coreógrafa que trabalha com Pilates desde 1992, Jaqueline Borges, alguns cursos de Pilates estão banalizando a técnica ao oferecerem aulas (de curta duração) que transmitem a técnica de forma limitada. Na verdade, esclarece, o método é multidisciplinar, podendo ser empregado tanto para a promoção da saúde física e mental, como visando benefícios estéticos para pessoas de todas as faixas etárias ou com necessidades especiais.
Todas as idades
Segundo Beto Carvalho, um dos pioneiros do método Pilates solo no Ceará, e sua esposa Adriana Aguiar, ambos do Stúdio Movimento Vida, “as pessoas estão se conscientizando que praticar exercícios físicos é sinônimo de saúde. Devido as dores musculares causadas por tensões próprias do cotidiano, buscam uma atividade mais calma que lhes traga bem-estar físico e mental”.
O Pilates, seja praticado no solo ou em aparelhos, leva o praticante a desenvolver uma consciência corporal, assim como um maior controle na execução dos movimentos associados à respiração. Como as aulas são desenvolvidas a partir de uma avaliação postural, mesmo quando realizadas em grupos, os exercícios físicos específicos podem ser aplicados de forma a respeitar as necessidades de cada aluno.
A novidade, segundo Beto e Adriana Carvalho, é abertura de turmas de Pilates para crianças, a partir de oito anos. As aulas no solo, informam, utilizam bolas, discos proprioceptivos, rolos Feldenkras e outros acessórios, assim como atividades lúdicas. O objetivo final é melhorar a postura, a coordenação motora, a flexibilidade e o equilíbrio, favorecendo a redução dos vícios posturais que começam na infância.
Tonifique seus músculos com Pilates
Se você é do tipo de pessoa que não gosta de praticar exercícios, provavelmente seus músculos não estão tonificados como deveriam estar. Muitas pessoas não se dão conta disso, mas quando os músculos não estão bem, não só o nível de fortaleciemnto diminui, mas o corpo aparenta maior flacidez.
Felizmente, tonificar os músculos não é tão difícil quanto se imagina, ainda mais com o Pilates. Embora o pilates não tenha se tornado imediatamente popular quando introduzido no mercado, hoje o método já difundido tem apresentado inúmeros progressos ao longo dos anos.
Mais e mais pessoas praticam Pilates com programas de tonificação muscular e recondicionamento físico. De acordo com pesquisas realizadas, só nos Estados Unidos, mais de 14 milhões de pessoas praticam regularmente Pilates. E a maioria dos praticantes afirmam que o Pilates tornou suas vidas mais saudável e produtiva.
Diferente de outros tipos de treinamento de força, que requerem exercícios pesados em equipamentos de musculação, o Pilates trabalha de forma que a mente conduza seus músculos. O pragrama do Pilates dá ênfase nos músculos do centro do corpo, o core, criando um equilibrio com a respiração para alinhar a coluna ao dorso.
O objetivo da prática é criar uma harmonia entre a mente e o corpo para promover a melhora da saúde e do condicionamento físico.
Os exercícios de tonificação contam com uma série de acessórios utilizados como bolas, flex band, fitness circle, além dos equipamentos tradicionais. O leque de opções para trabalhar o Pilates permite escolher qual a melhor maneira para cada indivíduo.
Experimente!
Pilates na gravidez: benefícios para a gestante e para o bebê
Especialista em Pilates para gestantes, a instrutora Ludmila Pedroso, em São Paulo, explica que os movimentos exigidos pela prática ajudam a:
-
Evitar as famosas dores nas costas, melhorando a postura;
-
Aliviar dores e inchaços nas pernas e a fortalecê-las para que aguentem mais peso e liberem a sobrecarga na coluna;
-
Trabalhar os braços, importantes para cuidar do bebê, que vai ficar cada vez mais pesadinho;
-
Evitar a incontinência urinária por meio do trabalho do períneo;
-
Auxiliar a contração abdominal (o que facilita o trabalho de parto mais tarde);
-
Estabilizar as articulações contra possíveis lesões;
-
Trabalhar a respiração, que auxilia no relaxamento do corpo entre uma contração e outra.
O bebê também é beneficiado quando a mãe pratica Pilates:
-
Recebe endorfina, o hormônio do relaxamento, através da placenta, o que contribui para o bem-estar dele;
-
Tem um crescimento adequado dentro do útero, já que a gestante controla melhor seu peso;
-
Sente a tranquilidade da mamãe, que deve estar mais disposta e com a autoestima lá em cima!
Precaução: Não é aconselhável praticar Pilates (ou ioga) sozinha. “Especialmente da metade da gravidez para a frente, a grávida só deve praticar exercícios acompanhada de um profissional”, frisa Alexandre Pupo. “É que, com o crescimento do útero, o centro de gravidade do corpo da mulher se desloca para a frente e seu eixo de equilíbrio fica alterado. Se ela não estiver acompanhada, pode correr mais riscos de cair”, avisa a médica.
autor: Thays Prado
fonte: http://bebe.abril.com.br