Benefícios do Pilates para quem sofre com dores nas costas
Os princípios do método Pilates são consistentes com um programa de exercícios que é capaz de promover a recuperação da saúde da coluna, a reabilitação de lesões, e a melhora do alinhamento postural não só aliviando dores como corrigindo problemas de postura. Em particular, a aprendizagem de executar os movimentos cotidianos de maneira mais saudável, o aumento da consciência corporal e do alinhamento da coluna e o fortalecimento dos músculos posturais profundos que suportam a estrutura óssea e dão suporte a este alinhamento, são benefícios do Pilates que quem pratica o método e sofre com dores nas costas, com certeza vai obter dos exercícios.
Pacientes com dor recorrente devido a movimento excessivo e degeneração dos discos e articulações intervertebrais são particularmente suscetíveis de sentir rapidamente os benefícios do Pilates. Além disso, as assimetrias posturais podem ser melhoradas, reduzindo assim o desgaste resultante de tensões desiguais nos discos intervertebrais e articulações.
O Pilates melhora a força, flexibilidade e elasticidade dos músculos do quadril e da cintura escapular, capacitando o indivíduo a ter um movimento saudável, apoiado através dessas articulações fortalecidas, e isso ajuda a prevenir o torque desnecessário sobre a coluna vertebral e a sobrecarga de determinadas partes da coluna.
A prática do Pilates também ensina a conscientização sobre hábitos e movimentos que podem estressar a coluna, e ajuda o aluno a mudar esses hábitos para aqueles que preservam o alinhamento e a saúde postural. Atenção à tensão excessiva e a utilização de foco adequado ajuda o praticante do método a utilizar o corpo de forma eficiente.
Benefícios do Pilates para pessoas que sofrem com dores nas costas
Antes de iniciar qualquer novo método de exercícios, é sempre aconselhável verificar com um médico ou outro profissional de saúde se esse método é aconselhável para sua condição física. Antes de iniciar um programa de exercícios de Pilates, é importante verificar se o instrutor potencial recebeu treinamento no sistema de exercícios de Pilates, e que ele ou ela entende quais as necessidades de alguém que sofra quaisquer problemas posturais e dores nas costas. Se uma pessoa começa Pilates após a fisioterapia, o fisioterapeuta deve delinear os principais exercícios identificados como particularmente importantes para a sua reabilitação.
Os princípios do Pilates, são ensinados desde os exercícios mais simples do sistema de Pilates e não se pode subestimar o benefício de exercícios simples que suportam os músculos posturais profundos do tronco, a consciência corporal, um melhor alinhamento e o uso correto e flexível dos ombros e quadris. Dadas suas raízes no ballet e dança, alguns dos movimentos no sistema de Pilates são difíceis e desafiadores e muitos dos exercícios devem ser evitado por pessoas com dor nas costas ou qualquer doenla postural, ou doença degenerativa ou lesão dos discos intervertebrais. Lembre-se, é sempre aconselhável primeiro consultar um médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios.
Os exercícios no sistema de Pilates devem ser um desafio (mentalmente e fisicamente), mas não tão difíceis que causem desconforto, se um exercício provoca dor – é melhor parar e dizer ao instrutor. O exercício pode ser muito difícil, ou a pessoa pode precisar de ajuda adicional para fazê-lo corretamente.
Finalmente, assim como os problemas e tensões que causam os problemas de postura e as dores nas costas, as pessoas que iniciam no método Pilates podem sentir os benefícios de maneira gradual, principalmente porque não é do dia para a noite que se aprende a usar os músculos de uma de uma maneira correta, e que apoie corretamente a estrutura corporal – ao invés de causar desgaste, sobrecargas e estresse na coluna, isso leva algum tempo e muito empenho.
Compreendendo as causas mais comuns das dores nas costas
Se você não foi diagnosticado com algum problema postural, ou doença da coluna, suas dores nas costas, de modo geral devem ser o resultado de hábitos antigos de má postura seja quando sentado, em pé ou andando. As principais coisas para se lembrar para evitar má postura são sempre tentar manter o corpo “esticado” e ereto, manter seu umbigo sempre puxado para dentro e manter seus ombros sempre puxando para baixo enquanto “finge ter uma corda invisível a puxar sua cabeça para cima”, dessa foram você vai encontrar a sua postura correta, e você deve sentir quase que imediatamente o alívio das pressões dos músculos intercostais e causar relaxamento.
Você pode precisar trabalhar lentamente até aprender a ficar sentado corretamente por longos períodos de tempo, isso porque mesmo os músculos posturais precisam entrar em forma. Mas, quanto mais consciência você tem, melhor você vai se sentir. No caso, para melhorar sua postura enquanto sentado tente manter o peso distribuído igualmente em ambas as pernas. Mantendo sua barriga sempre “puxada para dentro”.
Mas a má postura não é a única culpada pelas dores nas costas. O sedentarismo também é muitas vezes fator predominante. As pessoas simplesmente não foram feitas para se sentar em frente ao computador durante oito horas por dia – ou para se sentar em uma cadeira durante longos períodos de tempo. Se você pensar sobre isso, quando você se senta em uma cadeira, os músculos das costas tem que trabalhar o tempo todo para manter o seu corpo parado na mesma posição. Além de tudo isso, ficar em uma mesma posição não promove uma boa circulação e não facilita na melhoria do tônus ​​muscular. Divida o seu dia de trabalho, levantando-se regularmente de sua cadeira e se esticando, caminhando, ou se você puder, executando algum exercício no intervalo.
Um bom modo de entender e tratar suas dores nas costas, é você estar sempre atento aos movimentos que você executa diariamente, e quais os movimentos que agravam a sua dor nas costas, e quais os movimentos e posições aliviam sua dor nas costas. Então você se dedica a fazer as coisas que fazem você se sentir melhor, e tenta evitar as posições e movimentos que prejudicam você. Soa tão fabulosamente simples não é? E funciona. Ao tentar um novo exercício, para ver se o movimento faz com que sua dor nas costas piore ou melhore, use essas informações e esse conhecimento corporal para se curar, para sentir-se melhor, para ter mais bem estar. Se você está preocupado em estar prejudicando a si mesmo executando exercícios físicos apesar de sofrer com dores nas costas e problemas de saúde da coluna, converse com seu médico para ter certeza de que com a orientação correta, você estará tratando suas dores e possíveis lesões ou doenças posturais, e depois sugerimos que você encontre um Studio de Pilates mais próximo, agende uma aula experimental e converse com um instrutor de Pilates devidamente habilitado, e dê ao Pilates a chance de promover mais qualidade de vida pra você.
Faça Pilates e perca o medo de dar tchau!
O acúmulo de gordura localizado na região do tríceps é um “fantasminha” que assombra todas as mulheres que já passaram dos trinta anos. A famosa flacidez do “tchauzinho” é sem dúvida uma das campeãs de queixas entre as mulheres.
O problema é que além de todas as variáveis envolvidas no problema, existem características fisiológicas femininas, a mulher por questões genéticas possui acúmulo de gordura em pontos diferentes do corpo se comparada ao homem, sendo assim a região do tríceps com o passar dos anos passa a ser um local de “preferência” para armazenar gordura, além de claro, ser uma das áreas do corpo com maior flacidez e menor tônus muscular.
Infelizmente não existe algum exercício localizado ou receita que diminua a gordura de um ponto tão especifico do corpo. Por mais que isto seja desanimador e frustrante, promessas de diminuir medidas e circunferências rapidamente são enganosas. A melhor opção para resolver essa questão é associar exercícios aeróbios com a tonificação e aumento da resistência muscular localizada, que é resultado do Pilates. A esteira, bicicleta, caminhada, natação e qualquer outra atividade aeróbia, sendo realizada em intensidade moderada vai utilizar essa gordura armazenada em diversas partes do corpo como fonte principal de energia, promovendo a redução da gordura corporal de forma geral, incluindo a gordura do “Tchauzinho”. Para melhorar o tônus e a definição muscular desta região os exercícios indicados são os de fortalecimento do tríceps, assim além de menor circunferência você terá o músculo firme e torneado!
Sem vergonha de dar tchau com Pilates!
Pilates é o método de fitness que possui movimentos que trabalham o corpo como um todo, o que faz dele uma ótima opção para quem quer queimar a gordura, tornear e fortelecer o músculo e garantir aquele contorno feminino aos braços.
Se você está pensando em dar uma chance aos exercícios de Pilates ou se já é um apaixonado pelo método, você pode estar se perguntando quais os exercícios que você pode fazer para se concentrar em partes específicas do corpo. No caso específico do tchauzinho, o Pilates conta com um arsenal de exercícios de braço para combater a flacidez, bem como definir os seus braços e deixa-los tonificados e torneados. Exercícios de corpo inteiro são realmente o foco do Pilates, mas eles ainda pode ser usado para tonificar partes específicas do corpo, nesse caso os braços.
A maioria dos exercícios de Pilates envolve várias partes do corpo ao mesmo tempo, às vezes incorporando movimentos de corpo inteiro, e colocando o foco na força do núcleo em primeiro lugar. Os exercícios são controlados e é a concentração em controlar os seus movimentos que faz do Pilates tão eficaz na tonificação de seus músculos do braço, assim como o resto de vocês e melhorar a sua flexibilidade e força.
Os movimentos corporais totais que você faz durante toda a sessão de Pilates não só vão aumentar a força e flexibilidade do seu corpo como também vão desenvolver a coordenação e melhorar a sua circulação e postura. No Pilates há uma abundância de movimentos que incorporam seus tríceps, bíceps e ombros. Movimentos da prancha exigem que você se equilibre em seus braços, envolvendo todos os seus músculos no processo. O exercício “Hundred” ou “Cem” recebe seus braços para o ato, pois envolve mantê-los do chão e apertando os músculos sob seus braços. Mesmo enquanto você está mantendo os braços para cima em direção ao teto enquanto faz círculos no ar com a perna você está impondo ao seu corpo o desafio de manter os braços esticados na vertical.
Você pode escolher entre vários exercícios de Pilates para dar adeus á gordura do tchauzinho, mas você pode dar prioridade aos exercícios superiores do corpo e colocá-los juntos para uma rotina eficaz que irá aumentar a força e o tônus de seus braços. Incluir movimentos como o Hundred, roll ups, saw e mermaid, fazer duas a três séries de seis a 10 repetições cada. Incorporar algumas séries envolvendo faixas e pranchas também é importante para obter resultados para tornear seus braços.
Precisando de mais disposição? Saiba o que fazer para ter mais energia
Você tem sentido que a rotina tem exigido muito de você? Tem sentido falta de energia para seguir esse ritmo alucinado da vida moderna. Mas você sabia que o que você põe à mesa pode ajudá-lo a ganhar mais pique e resistência para enfrentar o cotidiano? Separamos aqui boas dicas de alimentos que você pode adotar para manter a energia em alta e ter mais disposição.
Um dos itens principais do cardápio nesses casos de falta de disposição, deve ser o carboidrato, pois ele é absorvido lentamente pelo organismo e assim transforma-se mais lentamente em combustível para ser dispensado para o corpo em forma de energia. Além disso, atua diretamente no humor, ajudando o cérebro a regular a sensação do bem-estar, o que também vai lhe dar muito mais ânimo. Outros alimentos que devem fazer parte da dieta são os estimulantes, como café, gengibre e algumas especiarias. Veja a seguir o que fazer para ter muito mais disposição!
O que você precisa comer e beber para ter mais disposição ?
Hidratação é fundamental para sentir-se mais disposto. Beba de dois a três litros de água por dia para hidratar o corpo e limpar o organismo de toxinas que prejudicam o funcionamento do corpo. Chá gelado, sucos e até a água que vai em uma sopa contam no total de líquidos a ser ingerido. Uma dica: beba líquidos de pouco em pouco, no passar do dia e evite beber tudo de uma vez só, para usufruir dos benefícios evitando dilatar o estômago.
Invista em um café da manhã reforçado. Você vai ter mais energia para trabalhar, estudar ou fazer exercícios.
Aposte em estimulantes, como a cafeína, elas aceleram o sistema nervoso central, o que melhora o estado de alerta. Porém, sem exagero. Quatro xícaras já é uma boa medida para manter a disposição.
Alguns temperos e especiarias como canela, o gengibre, a noz-moscada e pimenta são alimentos termogênicos, e ótimos estimulantes do sistema circulatório e podem ajudar a ter mais disposição.
Outra dica, uvas são excelentes aliados do funcionamento do organismo, com propriedades laxativas e diuréticas, elas ainda estimulam as funções do fígado. São também ricas em salicilatos, substâncias que auxiliam no combate às doenças do coração, e ainda auxiliam a regulação do colesterol e reduz a coagulação no sangue.
Para manter a disposição em alta, é importante ingerir proteína todos os dias. Não apenas as que são de origem animal como carne, peixe, ovo, leite, queijo e iogurtes, mas também as de origem vegetal como ervilhas e soja, você pode ainda inovar com kani, atum, etc.
Indicamos também a ingestão do suco de cupuaçu, seja com a polpa fresca ou congelada, ele continua sendo rico em vitamina C e em proteínas. Outra característica muito importante desse alimento: ele é superleve. Sendo uma ótima maneira de ingerir a dose diária recomendada de vitamina C.
Ao transpirar, o corpo perde ferro, potássio, magnésio e cálcio. Comendo um ou dois kiwis você recupera todas essas substâncias, e o kiwi tem mais vitamina C por grama do que a laranja e mais vitamina E do que o abacate com o benefício de que não tem a mesma quantidade de gordura que ele.
Quais são os inimigos da sua disposição
Coma o mínimo de gordura possível, é o melhor modo para não ficar com aquela indisposição desagradável. A comida pesada ou gordurosa deixa você com sensação de peso e mau estar por conta do processo digestivo ser mais difícil.
A falta de açúcar no sangue (hipoglicemia) causa sensação de fraqueza, e por isso é importante fazer todas as refeições indicadas, não pule refeições ou fique em jejum muito tempo.
Evite ingerir alimentos de digestão lenta, como o açúcar refinado: ele fornece uma carga rápida de energia, mas a sensação de preguiça e indisposição vem logo a seguir.
Outro ‘inimigo’ da disposição é comer muito de uma só vez. Isso mobiliza o esforço e energia do corpo para a digestão – e não sobra muita energia para o restante do corpo e das atividades.
Resumindo, evite alimentos que dificultam o processo digestório, fazendo você se sentir pesado, sem a menor vontade de se mexer. Corte o açúcar em excesso, evite leite e derivados na forma integral. Corte refrigerantes, frituras, sorvetes. Evite também a feijoada, a maionese do churrasco, e qualquer prato com molhos gordurosos.
A partir dessas atitudes simples, você vai ter muito mais disposição e energia para o dia a dia e para o Pilates!
Concilie o Pilates com a rotina
Organização e disciplina são as palavras mágicas quando se quer conseguir tempo para estudar, trabalhar e conquistar uma vida saudável.
Você não tem opção. Ou você toma uma atitude e “arranja” tempo, ou passa a vida dando desculpas para sempre. ‘’Segunda-feira começo’’, vai parando por aí!
Para manter o corpo em movimento com o Pilates, duas vezes na semana é mais que suficiente. De qualquer forma, é fundamental conversar com o seu médico antes de iniciar qualquer atividade.
Mesmo que uma pessoa trabalhe por 8 horas e faça faculdade a noite, é possível utilizar 30 minutos do horário de almoço, se exercitar antes do trabalho, ou se preferir, à noite, quando chega da faculdade. Se ainda assim você disser que não tem tempo, você tem os finais de semana!
Uma dica fundamental é fazer da atividade física um compromisso inadiável. Se você nunca faltar a esse compromisso, a tendência é que nunca falhe. Se falhar hoje, abrirá exceção e, uma vez aberta, ficará mais frequente. Ter essa disciplina é fundamental. Sem motivação, fica difícil fazer qualquer coisa.
Comece aos poucos e vá aumentando o ritmo. Se você começar pegando pesado, a tendência é querer desistir. Outra dica importantíssima é escolher um estúdio perto da sua casa, da faculdade ou do trabalho. Vai depender do horário que você vai escolher para praticar. Acredite, isso dificultará a preguiça do deslocamento.
Descansar também é importante para conquistar uma vida saudável. Com a rotina estabelecida, programe-se para dormir sempre no mesmo horário e o mais cedo possível.
Antes de ir dormir, deixe sua mochila ou bolsa pronta para fazer as atividades do dia seguinte. Se organize e planeje os horários. Não dê brecha para a preguiça!
É preciso analisar o seu dia a dia e encaixar um tempinho. Pense que você está fazendo isso por você, para ter saúde, para viver mais tempo e ver seus filhos crescerem, ou para dormir melhor. Enfim, há tantos motivos! Encontre os seus e não deixe que a desculpa vença sua vontade de melhorar.
Fonte: Revista Pilates
Por que escolher Pilates?
Por que você acha que nos últimos cinco anos, Pilates se tornou um fenômeno mundial? Será que é porque estrelas como Jennifer Aniston ou modelos da Victoria Secret o praticam?
Pilates não é apenas uma moda de celebridades - ele funciona porque é versátil.
O que isso significa?
A beleza de Pilates está no fato de que qualquer um pode fazê-lo - pessoas de todas as idades, tanto mulheres como homens, atletas e, sim, os idosos também. O que o diferencia de outras formas de exercício é a sua abordagem holística para fitness e bem-estar, tornando-se uma das mais populares formas de exercício recomendado por médicos.
É bom demais para ser verdade?
Pilates vai mudar a sua mente e corpo - isto é um fato. Após a primeira sessão com um instrutor qualificado, você vai sentir a diferença. Mentalmente, você se torna mais em sintonia com o seu corpo, adquire uma consciência de como seu corpo se sente no seu espaço pessoal - sua postura, como se senta, levanta, anda e respira.
Sim, é realmente muito impressionante. É bom demais para ser verdade?
Raízes de pilates
Apesar da prática de Pilates se tornando recentemente uma mania de exercícios, o Pilates têm raízes profundas. Joseph Pilates, o criador do Método Pilates, nasceu na Alemanha no final de 1800. Ele era uma criança frágil e doente que sofria de raquitismo, asma e febre reumática. Ele estava determinado a superar sua fragilidade, mas em vez de seguir um programa de academia, ele experimentou com muitas abordagens diferentes que se podem reconhecer em seus ensinamentos.
Tanto yoga, ginástica, esqui, defesa pessoal, dança, circo (não, não é um erro de digitação!) e musculação influenciaram ele, e ele escolheu os aspectos de cada um para desenvolver o seu próprio corpo.
Ao absorver esses métodos e selecionando os recursos mais eficazes, Pilates foi capaz de elaborar um sistema que tinha o equilíbrio perfeito entre força e flexibilidade. Mais tarde em sua vida ele criou a Contrologia, uma série de exercícios focando a mente e o corpo, tendo como alvo a força, flexibilidade, equilíbrio do centro, balanceamento muscular e alinhamento da coluna vertebral.
Em outras palavras, o Pilates é uma forma mental e física do programa de condicionamento que utiliza exercícios que visa restaurar bons padrões de alinhamento e de recrutamento muscular postural, restaurando assim, o movimento natural, e que nos ensina a usar nossos corpos da maneira como eles devem ser usados, ​​de uma forma natural e segura e que é eficaz, progressista e desafiadora.
Por que você deve escolher Pilates?
Pilates é poderosa em sua eficácia no direcionamento de seu corpo inteiro em um único treino. Há grandes chances de você se sentir um pouco dolorido por todo o seu corpo inteiro no dia seguinte tendo uma aula de Pilates, pois todos os grupos musculares podem ter sido utilizados. Essa dor é um dos melhores sentimentos, tornando-o consciente dos valiosos músculos que há muito tempo vem sendo negligenciados e enfraquecidos.
Como o Pilates não é uma atividade de alto impacto, qualquer um pode fazê-lo. Além disso, melhora significativamente a estabilidade dinâmica, que é a capacidade do corpo para manter-se de pé em um melhor alinhamento por longos períodos de tempo
A melhor parte de tudo isso? No final de tudo você vai ficar linda(o).