Pure Pilates
Home / Artigos

Artigos

Conheça o nosso Blog CONFERIR

Pilates e a terceira idade




Como disse Simone de Beauvoir: “A velhice não é um fato estático; é o resultado e o prolongamento de um processo”, o processo da vida. Resultado pelo qual, com sorte, todos nós passaremos. Com o correr dos anos, é comum que haja diminuição de algumas das mais importantes capacidades funcionais do corpo como o equilíbrio, a tonicidade dos músculos e a resistência. A diminuição dessas capacidades, aliada ao sedentarismo que, em grande parte dos casos, acompanha o indivíduo pela vida, contribuem para o aparecimento de diversos males na chegada da senectude, como dores, inchaços, desvios na coluna e dificuldade de locomoção.

Então, qual o maior desafio da vida quando o assunto é a chegada da terceira idade? Sem dúvidas, se preparar para recebê-la  com plena saúde mental e física. Neste ponto, o Pilates pode ser um grande aliado!

O método de exercícios, que visa equilibrar a relação de corpo e mente, tem como foco o fortalecimento muscular, importante, por exemplo, para os que sofrem de perda óssea. Como os exercícios são de baixo impacto e as aulas, em geral, são individualizadas, cada aluno de Pilates pode dispor de uma supervisão de qualidade, o que diminui consideravelmente o risco de lesões que, na idade avançada, necessitam de cuidados mais sérios.

Vale lembrar que, como qualquer atividade que alguém da terceira idade decida fazer, antes do início da prática de Pilates, é importante que o indivíduo passe por uma avaliação física para que sejam identificadas possíveis limitações, inflamações, problemas ósseos, pois essas restrições devem ser informadas ao instrutor para construção de um treino personalizado e eficaz.

Você está grávida? Então faça Pilates!




Foi-se o tempo em que as gestantes eram colocadas em uma redoma de vidro durante as, aproximadamente, 40 semanas de gestação e proibidas de fazer qualquer atividade física, além de liberadas para todos os tipos de extravagâncias gastronômicas, como o famoso “comer por dois”. Hoje está provado por A + B que gravidez não é doença, que as mulheres podem sim levar uma vida e rotina normais e, salvo os casos de gestação de risco, toda gestante é convidada a exercitar-se com conforto e segurança.

Aliado a uma alimentação balanceada, por ser um método de exercício de baixo impacto, o Pilates vem sendo uma atividade bastante indicada para as gestantes que desejam levar uma gravidez saudável. Além de não provocar sobrecarga nas articulações, o método aumenta a flexibilidade, fortalece a musculatura, oferece relaxamento, respiração adequada e ativa o sistema circulatório, sendo uma fonte segura de bem estar para a mulher grávida.

Os exercícios passam por todas as searas que interessam não só a mulher em seu momento de gestação, como também em seu período de puerpério: contribuem para aliviar dores articulares e inchaços, fortalecem a musculatura para que a mesma suporte o ganho de peso moderado e aliviam a sobrecarga da coluna, evitando dores e lesões.

É sempre bom lembrar sobre a importância de um acompanhamento responsável de todas as atividades da gestante e do quão importante é que médico obstetra esteja informado durante todo o pré-natal de cada escolha que a gestante faz, para que se garanta a segurança da mãe e do bebê.

Então, se você é ou conhece uma gestante que deseja se exercitar durante este período e procura uma atividade que contemple preparação física e mental, indique o Pilates!

Quais os benefícios da prática de Pilates?




Com a onda fitness e healthy que toma conta do dia a dia das pessoas atualmente – em sua grande parte, responsabilidade da internet, da facilidade de acesso à informação, dos modelos de mudanças de hábitos, perda de peso e afins – cada dia mais as pessoas estão buscando uma atividade física com a qual se identifiquem para lutar por saúde e mais qualidade de vida.

Nesse meio, muito se fala sobre os benefícios da prática do Pilates. Mas será que todos sabem mesmo quais são eles e qual caminho se deve percorrer para alcançar os melhores resultados nessa prática? Vamos conhecer alguns dos principais benefícios dessa atividade tão completa!

  • Melhora a respiração: uma das práticas mais importantes no exercício do Pilates é a boa respiração, já que ela é parte fundamental na realização de todos os exercícios. Ao aprender respirar corretamente, o sistema circulatório funciona melhor, o que oxigenará mais os tecidos e trará bem estar às células do organismo;
  • Melhora a postura: na prática do Pilates, inúmeros exercícios trabalham a mobilidade da coluna e fortalecimento dos músculos posturais. Isso resulta em um melhor alinhamento vertebral o que, em outras palavras, significa melhor postura;
  • Melhora o alongamento: praticar Pilates melhora a flexibilidade do corpo, o que diminui dores e tensões;
  • Melhora o lado emocional: o Pilates ajuda a acalmar e aliviar o estresse, pois os exercícios demandam concentração e atenção em cada ação do corpo, o que faz com que o praticante precise se desconectar do mundo e conectar-se a si próprio. Comumente praticantes relatam sensação de leveza, calma e disposição após a prática.

Esses são apenas alguns dos benefícios do Pilates. É sempre bom lembrar aos que procuram essa atividade, que os resultados físicos demandam tempo e dedicação, mas são profundos e estimulam o praticante.

Pilates x Bursite



Nas articulações existem pequenas estruturas com o formato de bolsas que armazenam líquidos sinoviais. São as chamadas bursas, que têm funções de proteção e amortecimento, destinando-se a reduzir o atrito entre os ossos e a evitar que os tecidos moles ao redor (musculaturas, ligamentos e tendões) sofram pressão excessiva.

Em decorrência de variados motivos as bursas podem sofrer inflamações, instalando-se assim, as denominadas bursites. Dentre as principais causas das bursites destacam-se os traumatismos locais, o excesso de movimentos repetidos, as lesões por esforços musculares, as artroses e demais problemas articulares.

Quando ocorre uma bursite, as paredes da bursa atingida tornam-se mais espessas e passam a produzir mais líquido. Isso resulta em inchaço local, rigidez, irritação da pele, compressão das estruturas adjacentes e dores, sentidas principalmente ao movimentar a região afetada.

O corpo humano possui várias bursas, distribuídas em locais estratégicos. Algumas delas apresentam maior incidência de inflamações, tais como: cotovelos, punhos, dedos, quadris, joelhos, tornozelos, pés e principalmente nos ombros, por ter grande quantidade de bursas contidas nesta região.


Bursites são condições normalmente temporárias, mas podem se tornar crônicas.

A bursite aguda não infecciosa habitualmente é tratada com repouso, imobilização temporária da articulação afetada e um anti-inflamatório não esteróide. Por vezes, podem ser precisos analgésicos mais fortes. Como alternativa, pode se injetar diretamente na bolsa uma mistura de um anestésico local e um corticosteróide. Quando diminui a dor, a prática de exercícios específicos é útil para aumentar o grau do movimento articular.

O tratamento da bursite crônica é semelhante, embora seja menos provável que tanto o repouso como a imobilização sejam eficazes. As bursites que limitam a função dos membros podem ser aliviadas por meio de injeções de corticosteróides juntamente com fisioterapia intensiva, para restabelecer o funcionamento da articulação.

Uma vez controlada a dor, deve ser iniciado o trabalho de prevenção e/ou correção dos fatores causais. Como houve muito desconforto, os movimentos acabam limitados e se dá um quadro de tensão e fraqueza muscular. Comprometendo as atividades da vida diária.

Com a prática do Pilates, a qualidade e o equilíbrio muscular serão enfatizados através de exercícios específicos e holísticos de força, flexibilidade e estabilização.

Os braços, pernas e quadris estarão mais preparados para suas funções, a coluna estará mais alinhada, alongada e fortalecida. Haverá um reequilíbrio dos músculos esqueléticos de forma geral e a ergonomia será otimizada, conduzindo a uma redução considerável dos impactos nas articulações, sobretudo nas bursas, amenizando o atrito e as inflamações.

E por ser uma patologia de frequência recidivante, se não for corrigida as suas causas subjacentes elas podem se desenvolver com mais frequência. Por este motivo, exercícios como o Pilates são muito importantes, ajudam a reforçar os músculos enfraquecidos e restabelecer o grau completo do movimento articular estabilizando e prevenindo dores.

Emagreça com Pilates: Entenda como o método queima calorias!




Calorias – O que são? – Noções básicas

A caloria é uma unidade de medida de energia, é o nome usado para a medida que expressa o calor energético de algo, seja um alimento ou uma atividade. As calorias são a energia contida nos alimentos. Quando você come alimentos que contém um certo número de calorias, isso significa que o alimento tem o potencial de liberar uma certa quantidade de energia em seu corpo com a ingestão, e uma quantidade de calor quando “queimado”. Seu corpo converte em energia as calorias dos alimentos e a utiliza para nutrição do corpo, principalmente através de gordura armazenada, por meio de processos térmicos metabólicos que liberam calor, por isso usa-se o termo “queimar calorias”.

É preciso um certo número de calorias para a manutenção do seu corpo em atividade e para que ele funcione normalmente, a quantidade calórica que o seu corpo necessita, em vinte e quatro horas, para manter-se nutrido durante o decorrer das atividades diárias é o que chamamos taxa metabólica basal (TMB). Quanto mais você se esforçar em uma atividade, mais a sua taxa metabólica aumenta e mais calorias você queima com as atividades físicas. Sua taxa metabólica basal é única. Ela é influenciado por sua idade, sexo, peso e composição corporal (quantidade de gordura, ou massa magra presente no corpo, por exemplo).

Pilates  e o cálculo da queima de calorias

Você já deve ter lido inúmeras reportagens com a chamada: “Emagreça com Pilates!” mas pode ter ficado desconfiado. Vamos tentar explicar o funcionamento da queima de calorias no método Pilates, para desfazer essa desconfiança. É possível Emagrecer com Pilates sim!

Você já pôde perceber que o número de variáveis ​​envolvidas na medição e no cálculo do consumo e da queima de calorias são consideráveis. Quando você adiciona a essas variáveis as diferentes intensidades que o Pilates possibilita bem como as enormes diferenças na intensidade dos exercícios relacionadas à fatores como: Pilates com aparelhos, Pilates solo, Pilates com acessórios é claramente difícil identificar um determinado número de calorias queimadas que seria aplicável a prática de Pilates como um todo.

Há, no entanto, algumas estimativas muito gerais feitas sobre o número de calorias queimadas durante uma sessão de Pilates. Através da experiência podemos calcular uma queima média de 191 calorias por hora para uma pessoa de 55kg, 256 calorias por hora para uma pessoa de 58, 288 calorias por hora para uma pessoa de 68kg e 386 calorias por hora para uma pessoa de em média 72kg – todos fazendo Pilates solo em um nível iniciante. Obviamente os números da queima de calorias seriam maiores do que os citados para uma pessoa que vai fazer um treino de Pilates intermediário ou avançado. Para lhe dar uma perspectiva, calculamos uma queima média de 360 ​​calorias por hora para uma pessoa de 55kg e 492 por hora para uma pessoa que pese 68kg fazendo uma hora de Pilates avançado.

Tenha em mente que a maioria dos cálculos de queima de calorias só perguntam o peso e a duração da atividade física. Eles não levam em conta sexo, peso, nível de aptidão, nem se especifica que tipo de Pilates está sendo realizado – exercícios de solo, exercícios com Aparelhos de Pilates, ou qual o nível das aulas. Sendo assim, estes números devem ser considerados como extremamente generalizantes. Além disso, a título de informação precisamos dizer que os homens geralmente queimam mais calorias do que as mulheres fazendo a mesma atividade e as pessoas em melhor forma tendem a ter uma taxa de metabolismo mais elevada, e queimam mais calorias sob o mesmo esforço que uma pessoa com menos aptidão física e mais sedentária.

Calorias queimadas e o seu corpo

Para obter um número um pouco mais preciso sobre a queima de calorias no Pilates, você precisa voltar-se para as medidas de seu próprio corpo. A principal maneira de fazer isso é usar um monitor de freqüência cardíaca. Porque o corpo requer oxigênio para queimar calorias e o coração bombeia o oxigênio através do corpo, há uma relação entre o quão duro o coração está trabalhando e a necessidade do seu corpo por oxigênio para queimar calorias com exercícios físicos. Alguns monitores de freqüência cardíaca vêm com projeções de calorias queimadas com base na média da freqüência cardíaca que você tem durante o seu período de esforço. Muitos monitores terão entradas para outros dados pessoais, como peso e sexo, você também pode encontrar as calculadoras para  queima de calorias com base na frequência cardíaca online. Muitos monitores de atividade cardíaca serão capazes de prever a queima de calorias durante o Pilates, mas eles ainda não são desenvolvidos para monitorar a atividade em vários planos de movimento.

Dada a matriz de variáveis ​​envolvidas na tentativa de identificar as calorias queimadas em Pilates, uma solução mais prática é prestar atenção ao seu próprio nível de esforço como que seu corpor se relaciona com a atividade física e quais exercícios queimam mais calorias, pois exigem mais de você essa passa a ser a variável que você tem mais controle. Assim como o monitor de frequencia cardíaca, você pode fazer isso mais facilmente usando a sua “taxa de esforço percebido” de uma escala que utiliza uma experiência subjetiva da taxa de respiração, cansaço, e suor, medido em escala de 6 (sem esforço) a 20 (o máximo esforço possível) para ajudá-lo a medir a sua taxa de esforço.

Emagrecimento e Pilates

Se o seu interesse no Pilates é porque você quer emagrecer, tenha em mente que o Pilates é um ótimo método para perda de peso, mas que mesmo assim você tem que queimar 3.500 calorias a mais do que você ingere para perder um quilo. A maioria das pessoas que alcançam o emagrecimento de maneira duradoura, reduzem o número de calorias ingeridas e investem seu tempo em uma atividade que lhes dê prazer e queime calorias.

Quanto ao Pilates e a queima de calorias, mesmo em sessões de exigência moderada o método Pilates definitivamente tem um papel importante em um programa de perda de peso saudável e inteligente. Na verdade, o exercício de resistência, como exercícios de Pilates, foram desenvolvidos para manter a taxa metabólica mais elevada do que um treino de exercício aeróbio, por exemplo. No entanto, os benefícios do Pilates excedem em muito a queima de calorias e o emagrecimento, e o Pilates não é uma dessas atividades aeróbicas, como corrida ou treinamento elíptico, que são feitas principalmente por seu efeito de queima de calorias, o Pilates torna-se uma filosofia de vida que traz inúmeros benefícios além da queima de gordura.