Benefícios do Pilates para os Idosos
Com o aumento da expectativa de vida, são inúmeros os estudos referentes às alterações fisiológicas, orgânicas e funcionais no avançar da idade e o que pode ser realizado para melhorar a qualidade de vida do idoso.
O método Pilates vem sendo aplicado com sucesso em populações especiais. Quando aplicado e orientado de forma correta na população idosa, traz inúmeros benefícios.
Por apresentar poucas contra indicações e baixo risco de lesões, é uma atividade física considerada segura e pode perfeitamente ser praticada por adultos idosos, necessitando apenas de algumas adaptações .
Os exercícios de alongamento, força e equilíbrio podem ser utilizados com diferentes finalidades, e adaptados às necessidades da população idosa, trazendo-lhes muitos benefícios físicos e bem estar geral. São muitas as vantagens trazidas pelo método para esta população, mas podemos destacar:
- Melhora a capacidade física e motora do idoso, a força, a flexibilidade, a mobilidade, o equilíbrio, a manutenção da pressão arterial, influencia positivamente na calcificação óssea, auxilia no tratamento das alterações no sistema osteoarticular como: a osteopenia, a osteoporose e osteoartrite, corrigi desequilíbrios musculares, recupera lesões, alivia dores. Além disso, o Pilates, por propiciar melhoras na aptidão física, aumenta consideravelmente a qualidade de vida do idoso.
Danielle Salles – Educadora Física (Cref: 038757-G/SP)
PMA Certified Pilates Teacher
Especialista em Medicina do Esporte e da Atividade Física
Pilates ameniza cólicas menstruais
Que mulher nunca sofreu, pelo menos uma vez, de cólicas menstruais? Às vezes, nem os remédios aliviam as dores. Para ajudar você, a Revista traz uma dica valiosa de um analgésico natural para “aqueles dias” em que você fica vulnerável. E sabe o que é melhor? Esse remédio é conhecido e adorado por muita gente. O nome dele? Pilates, é claro!
De acordo com um estudo realizado pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina (PI), o Pilates proporciona alívio das dores da cólica menstrual. O método é uma alternativa ao uso de medicamentos e provou ter eficácia contra dores no ventre, náuseas, cefaléia, cansaço e diarreia.
A pesquisa foi aplicada com auxílio de dez alunas do curso de Fisioterapia, entre 18 e 30 anos. Elas passaram por dezesseis exercícios de solo e bola voltados para a região pélvica. Segundo as voluntárias, os incômodos causados pela cólica menstrual diminuíram radicalmente.
Isso ocorre porque o Pilates melhora o funcionamento dos órgãos pélvicos e extra pélvicos, tais como a bexiga urinária, as trompas, útero e intestinos, melhorando o equilíbrio hidroeletrolítico (fluidez entre os líquidos corporais) e as condições hemodinâmicas (fluxo sanguíneo). Porém, os exercícios devem ser menos intensos enquanto estiver “naqueles dias”, e você deve procurar controlar ainda mais a respiração para conseguir diminuir as tensões que potencializam as dores menstruais.
O fenômeno que causa o bem estar pela realização de Pilates é chamado analgesia por exercício físico. É eficaz, pois trabalha força, alongamento e flexibilidade, além de ter o abdômen como centro de força.
Devido ao efeito relaxante do Pilates, a prática também diminui os efeitos psicológicos da TPM, como tensão, nervosismo, ansiedade, tristeza, fadiga, entre outros sentimentos. Dessa forma, todas as dores são amenizadas com os exercícios e o controle respiratório.
É importante também unir os exercícios a uma alimentação mais saudável e aumentar o fluxo sanguíneo do abdome, utilizando-se de uma bolsa térmica, pois o calor ajuda a relaxar os músculos contraídos na região.
Feitos de forma regular e moderada, essas atividades liberam a endorfina, que tem efeito analgésico natural. Então mulherada, vamos deixar os remédios de lado e investir numa alternativa que eleva o astral, diminui a tensão daqueles dias e ainda por cima relaxa e modela o corpo? Pra quê melhor, pilateiras?
Sigam estas dicas e tenham um próximo ciclo menstrual mais agradável.
Novas variações do Pilates para sair da rotina
O Neo Pilates é uma inovação do Pilates que consiste na associação de técnicas do método Pilates, Treinamento Funcional e Artes Circenses. Nessa categoria de técnica os exercícios de equilíbrio, e definição muscular, são dinâmicos e divertidos de fazer.
Essa categoria surgiu da necessidade de inovar o atendimento de Pilates, pois a busca pelo domínio do corpo, a contrologia (controle consciente), através da excelência e da precisão nos movimentos instiga mais desafios.
Infelizmente Joseph Pilates faleceu sem deixar documentado na íntegra todas as suas idéias revolucionárias, mas em um de seus livros usou a seguinte frase:
“Todas as idéias novas são revolucionárias e quando a teoria é provada através da aplicação prática, só é necessário esperar para ela se desenvolver e florescer. Assim idéias simples e revolucionárias não podem ser ignoradas. Elas não podem ser deixadas para trás. O tempo e progresso são sinônimos, não podem parar. A verdade prevalecerá, e eu sei que meus ensinamentos irão alcançar as massas e finalmente será adotado como universal.” Joseph Pilates, 1934.
Portanto em nenhum momento Joseph diz que seu método é estático, pelo contrário ele deve evoluir e ser universal. É essa a idéia do Neo Pilates, os princípios que Joseph desenvolveu dão uma qualidade a atividade física e a reabilitação que podem ser aplicados em outros exercícios, não desenvolvidos pelo Pilates, nos exercícios aeróbicos, nos esportes, no trabalho, ou seja em qualquer momento que nos movimentamos.
Após extensas pesquisas, eles descobriram novos equipamentos e novos conceitos de atividade física que casam perfeitamente com a técnica do Pilates.
O Neo Pilates proporciona ao paciente, forca, flexibilidade, equilíbrio, velocidade, resistência e coordenação, além da técnica auxiliar ainda no emagrecimento.
É destinado a profissionais e acadêmicos da Fisioterapia e Educação Física e permite que o profissional com seus conhecimentos e experiências utilize e adapte os exercícios assim que achar conveniente, de acordo com a necessidade de cada aluno/paciente.
Apesar de não ser considerado um método reconhecido, terapeutas que possuem formação específica em várias áreas como, por exemplo : gestão do processo de readaptação, estratégias preventivas e gestão de intervenções em casos de urgência, podem ajudar os artistas em treinamento a manter uma condição física excelente e ir sempre mais longe em seu desempenho físico de modo inteiramente seguro em colaboração estreita com os treinadores.
Duas características oferecidas por essa técnica são: considerável queima calórica durante e após as aulas e maior dinamismo, diversão, prazer ao praticar os exercícios.
Para estes resultados aparelhos e acessórios específicos foram estudados e desenvolvidos para serem usados nos exercícios que devem sempre ser orientados pelo profissional.
O tecido acrobático permite a realização de vários exercícios de Pilates de maneira segura, agradável e desafiadora. O Cadillac Flyer é um novo recurso que une esse grandioso equipamento do Pilates, o Cadillac, com o tecido acrobático.
É um recurso simples, barato e bonito, que pode fazer a diferença no estúdio de Pilates. Com ele é possível realizar exercícios de flexibilidade, força, equilíbrio e propriocepção para todas as idades e para todos os níveis de condicionamento físico e saúde.
Pilates com Qualidade
Leia o alerta da Dra. Andreia Alves Fornaro, Fisioterapeuta, Especialista em Fisioterapia Esportiva e Terapias Manuais, sobre a disseminação do Pilates nas academias e clínicas e fique atento. Exija um Pilates de qualidade, seja qual for o seu objetivo, ok? Se é para pilatear, que seja da melhor forma, não é mesmo?
Sabemos que cada instrutor tem a liberdade de desenvolver as aulas dos clientes de acordo com os seus conhecimentos e que nenhuma aula é igual à outra. Porém, é necessário que o instrutor saiba fazer a leitura das necessidades e dos objetivos de cada aluno de forma adequada. Principalmente, na seleção de exercícios específicos.
Aplicar uma técnica de forma errada pode causar sérias lesões. A interação corpo-mente, muitas vezes, vem sendo substituída por repetições rápidas e sem ritmo, o que desrespeita a fluidez dos movimentos e a estabilização das articulações.
Em clínicas ou academias, atualmente, vê-se uma enorme faixa com o dizer: “temos Pilates”. Mas as condições na qual o método vem sendo empregado, em muitos casos, são assustadoras. Aulas com mais de 20 alunos são ministradas. Será que o instrutor é tão versátil e ágil para conseguir acompanhar e dar a atenção necessária a todos ao mesmo tempo?
A prática do Pilates diferencia-se por possibilitar que os objetivos de cada aluno sejam atingidos por meio de exercícios baseados na consciência corporal e no equilíbrio – sem sobrecarga articular e muscular.
Como os movimentos são sincronizados com um eficiente trabalho de respiração, há uma efetiva contração da parte central do corpo (CORE), que torna o treinamento mais seguro e saudável. Além disso, previne lesões e alivia tensões já existentes.
Para se ter uma prática com qualidade, as aulas devem ser realizadas em estúdios com aulas individuais ou em grupo de 2 a 3 alunos, no máximo.
Dra. Andreia Alves Fornaro
Especialista em Fisioterapia Esportiva e Terapias Manuais.
Instrutora Master de Pilates
As vantagens da prática de atividade física a dois
Praticar uma atividade física não é uma tarefa fácil e agradável para todos. Quem faz exercícios físicos por obrigação acha ainda pior fazer isso sozinho. Muitas das coisas que fazemos por obrigação, preferimos fazer com a companhia de alguém que gostamos, o que torna a atividade menos torturante. Por isso, é interessante valorizar as companhias na hora de fazer exercícios físicos.
Nestes casos, um ótimo incentivo para fazer caminhadas ou ir à academia é ter a companhia de uma amiga. Como vocês terão muitos assuntos em comum, o tempo passará mais rápido e você nem vai perceber que ficou por algumas horas malhando. Além disso, o fato de ter companhia para malhar aumenta o seu comprometimento com a regularidade desses exercícios físicos.
Outra opção de companhia para atividade física a dois é levar seu namorado para praticá-la com você. Como a vida em casal pode acabar resultando em quilos a mais devido à idas a restaurantes, jantares a dois, pipoca no cinema, é importante que os dois cuidem da forma física. E nada melhor do que fazer isso juntos, unindo o útil ao agradável.
Seus familiares também podem ser parceiros excelentes para uma caminhada, andar de bicicleta ou até mesmo ir à academia. Uma vantagem dessa companhia é que, se vocês moram juntos, já saem de casa juntos para fazer o exercício que escolheram, facilitando a jornada.
Se nenhuma dessas alternativas der certo, você pode ainda chamar um companheiro de trabalho para malharem juntos logo após o término do expediente. Dessa forma, vocês vão passar um tempo de qualidade juntos, relaxando em um ambiente diferente do trabalho.
Independente da companhia que você escolher para praticar exercícios físicos a dois, a principal vantagem é a motivação que a companhia te dá para continuar a atividade e não desistir no primeiro dia de preguiça. Até o seu animal de estimação pode ser uma excelente companhia nessas horas.
Quando um desanima, o outro anima, se ajudando e encorajando mutuamente. Além disso, é mais difícil arrumar uma desculpa para convencer duas pessoas – você e sua companhia – do que achar uma desculpa que convença apenas você a não ir por estar sem vontade.