Pure Pilates
Home / Artigos

Artigos

Conheça o nosso Blog CONFERIR

Seios grandes e má postura




Muitas mulheres sentem dores nas costas, mas não descobrem o porquê. Algumas já foram a médicos, mas os exames não constataram nenhuma alteração e nenhum problema com relação à musculatura ou à coluna vertebral. Independente da causa, seios grandes podem resultar em uma postura inadequada, tudo para suportar o seu peso.

O volume extra pode, sim, causar dores nas costas, embora muitos achem que se trata de um mito. A característica tanto pode ser genética quanto ocasionada pela gravidez, por exemplo.

Em casos extremos, é sugerida uma cirurgia para a diminuição das mamas. Mas, para que isso aconteça, é preciso passar por um acompanhamento minucioso com um médico especialista, para avaliar se isso é realmente necessário.
Embora exista essa saída, o melhor é fazer um acompanhamento específico, pois nem sempre a mesma solução é aplicada a todas as mulheres.

Siga algumas dicas para se manter confortável em sua rotina diária:

•    Use sutiãs grandes e fortes;
•    Escolha roupas que possam suportar o peso sem que você tente compensar adotando posturas erradas;
•    Verifique se há alças anatômicas no estilo nadador, ideal para incentivar uma boa postura.

É preciso buscar a ajuda de um profissional antes que problemas de coluna mais graves se instalem. Além disso, a prática de atividades físicas, como o Pilates, também pode ajudar, pois trabalha muito a postura do praticante, aliviando dores e tensões. A proposta do Pilates está pautada em atingir a plena saúde física, mental e espiritual através do exercício consciente. Ele usa do peso do próprio corpo e cargas moderadas para atingir o equilíbrio, o fortalecimento e o alongamento de toda a musculatura, sem sobrepeso nas articulações e sem exaustão. Tudo na medida certa para promover o desenvolvimento total das capacidades físicas.

Exagerou no chocolate?



Revista Pilates_Exagerou-chocolate.png

Não resistiu às tentações da Páscoa e do feriado prolongado e exagerou na alimentação? Hoje, está se sentindo culpado, pesado, inchado? Que tal uma dieta de desintoxicação? Ela limpa o organismo e emagrece.

Existem vários tipos de dietas desintoxicantes. Para ajudar, nós fomos buscar umas dicas super legais na Revista Boa Forma. Acompanhe e boa sorte!

Chás contra o inchaço
Os chás são ótimos para aliviar a retenção de líquido e, consequentemente, o inchaço que deixa até as mulheres magras com a barriga saliente. Aposte nos que têm efeito diurético, como os chás verde, de cidreira, erva-doce, capim-limão, maçã com canela, camomila, hibisco, cavalinha, dente-de-leão e cabelo de milho. Sugestão: prepare uma boa quantidade da bebida e deixe na geladeira. Assim, você toma o chá geladinho, como se fosse refresco.

Mais água no dia seguinte
Prepare-se para beber água o dia todo – no mínimo 2 litros. É uma medida importante especialmente para quem abusou do álcool, que deixa as células desidratadas e a péssima sensação de ressaca.

Traduzindo: boca seca, enjoo e dor de cabeça. Você brindou com refrigerante? Mesmo assim deixe uma garrafinha d’água por perto. Outra receita detox é tomar, ainda em jejum, um copo de água morna com o suco de um limão e raspas de gengibre. “São ingredientes capazes de aumentar a produção de enzimas que facilitam o trabalho do fígado no processo de eliminação das toxinas”, diz Patrícia Davidson Haiat, nutricionista do Rio de Janeiro.

O limão ainda combate a fermentação no estômago e no intestino, evitando o acúmulo de gases. E por que água morna? Ingerida na temperatura próxima a do corpo, poupa esforço ao organismo, que, após uma orgia alimentar, merece um descanso.

Dieta levinha, levinha
Doce, comidas gordurosas e álcool sempre estimulam a produção de toxinas. Imagine, então, quando consumidos em excesso. São capazes de alterar o pH do organismo, deixando-o muito ácido e, consequentemente, mais propenso a acumular gordurinhas.

Portanto, no dia seguinte à ceia, invista nos alimentos com ação alcalinizante – ou seja, que deixam o pH do sangue e de outros líquidos corporais menos ácidos. Isso favorece o funcionamento do metabolismo, facilitando a perda e a manutenção do peso. Os principais representantes são: aveia, alface, agrião, brócolis, couve, rúcula, rabanete, pepino, lentilha e melão.

Apesar do sabor azedo, que dá ideia de acidez, as frutas cítricas como limão e laranja também têm ação alcalina. Use esses alimentos no preparo de sucos e sopas, que, por ser facilmente digeridos, exigem pouco esforço do organismo. Além disso, evite carnes (inclusive frango e peixe), massa, pão e produtos industrializados. E, claro, passe longe da cerveja, da caipirinha…

Faça isso por um dia ou dois. Mas, no terceiro, volte a consumir alimentos sólidos, porém saudáveis (carnes magras, ovos, verduras, legumes, frutas frescas). Caso aguente mais tempo sem carboidratos, especialmente os refinados (feitos com farinha branca e pobres em fibras), você pode seguir a orientação do médico nutrólogo Alberto Serfaty, do Rio de Janeiro. Para ele, o ideal é voltar a incluir esses alimentos no cardápio só mais tarde: quatro ou cinco dias depois da festa.

Pilates e fortalecimento



Revista Pilates_Pilates e fortalecimento.png

Quando se fala em treinamento de força, para a grande maioria das pessoas, a primeira ideia que vem à cabeça é a musculação. Isso só acontece devido à popularidade e aos bons resultados conseguidos através da prática dessa modalidade.

Corredores que incluem o treinamento de força em sua programação de treinos ao longo de toda sua preparação anual, obterão vários benefícios que serão decisivos para o seu rendimento. Podemos citar a economia de energia; aumento do ritmo da corrida; melhora a eficiência na técnica; aumento da tolerância ao esforço; prevenção de lesões; prevenção do desequilíbrio muscular e ajuda na absorção ou redução do impacto.

O que muitos não sabem é que o Pilates pode ser incluído no treinamento desses atletas, tanto para potencializar o desempenho esportivo, como para prevenir lesões e problemas musculares associados à corrida.

Pilates = Correção e Manutenção da Postura
Um dos pontos de maior ênfase no trabalho com o método Pilates é o fortalecimento do core, musculatura responsável pela sustentação da coluna.

Sendo devidamente trabalhado e fortalecido, faz com que o atleta tenha um melhor controle sobre a mecânica da corrida, corrige ou melhora a postura geral e garante melhor execução dos movimentos, o que leva à economia energética durante a atividade, promovendo desta forma, uma melhor recuperação no pós-treino.

Independentemente da categoria escolhida para se alcançar esses benefícios – a musculação ou o Pilates – todo corredor deve acrescentar aos seus treinos de corrida pelo menos uma modalidade de treinamento de força, para que melhore sua performance, de forma segura e saudável. Lembrando que qualquer prática de exercício físico deve ser orientada por um profissional especializado.

Geraldo Alo
Fisioterapeuta (Crefito 131810F)
Especializado no Método Pilates (fitness e reabilitação)

Auto estima e qualidade de vida



Em nossa sociedade encontramos com frequência quem acredite que com o passar dos anos, a idade avançada torna as pessoas obsoletas e incapazes. Estudos comprovam que as pessoas que pensam desta forma são justamente aquelas que acabam por ficar desse jeito.
Envelhecer não deve ser sinônimo de incapacidade. É possível aproveitar a vida quando se está numa idade avançada. Uma ótima maneira de se fazer isso é praticando atividades físicas.
O Pilates é um exercício muito eficaz para amenizar e até mesmo reverter os efeitos do tempo sobre o corpo. As gerações mais velhas podem tirar proveitos de muitos de seus benefícios. Por ser um exercício de baixo impacto, não há pressão sobre as articulações enquanto os movimentos são executados, tornando-o ideal para os praticantes da terceira idade.
O Pilates proporciona uma espinha mais resistente de modo a aumentar o equilíbrio corporal, o que é um grande avanço, já que o idoso tem seu equilíbrio comprometido devido aos desvios posturais decorrentes da idade. Através de exercícios desafiadores, o equilíbrio é restabelecido, restaurando as conexões responsáveis pela sensação de segurança ao caminhar e realizar as atividades do dia-dia.
A prática estimula a produção e a demanda de cálcio para os ossos que possam estar fragilizados, proporcionando lubrificação e aumento da amplitude dos movimentos para as articulações acometidas, respeitando os limites e avanços de cada um dentro das aulas. Por isso, os portadores de doenças como artrose, artrite reumatóide, artroplastia e discopatias degenerativas (degeneração das vértebras e discos da coluna), osteopenia e osteoporose também podem obter melhorias com o treinamento.
Contudo, o maior ganho da prática talvez seja a melhora que ela proporciona à auto-estima. Conforme o idoso se familiariza com os exercícios, ele se surpreende por conseguir realizar uma série de movimentos que, até então, ele não se julgava capaz.
O Pilates incentiva a vontade de aprender e viver, proporcionando melhor qualidade de vida. Através dele os idosos podem resgatar a confiança em si mesmos, valorizando-se mais e desfrutando melhor das coisas boas que a vida tem a oferecer.

ELES agora fazem Pilates



Revista Pilates_Eles agora fazem Pilates.png

Derrubados os mitos de que Pilates é só relaxamento ou alongamento e que os exercícios são executados apenas na posição deitada, os homens estão invadindo os estúdios e descobrindo que é atividade para macho.

Segundo Daniella Pedrosa, do Studio Pilates Authentic, no Rio de Janeiro, possuir controle do corpo e da mente é algo que separa homens de meninos. “Joseph Pilates, criador do método, era um homem que treinava outros homens”, conta. Os exercícios são feitos no mat (aquele tapetinho) ou em aparelhos, algumas vezes acompanhados de acessórios.

Dessa combinação de instrumentos formam um repertório de mais de mil exercícios que acabam sendo úteis para todas as atividades do dia a dia. “Se estiver sentado numa sala de espera, carregando mala, surfando ou lutando MMA, vai se lembrar das aulas de Pilates”, garante Daniela, que aponta oito motivos para que os homens façam Pilates:

1 – Melhora o desempenho em qualquer outro esporte
Postura, equilíbrio, estabilidade, flexibilidade, respiração, coordenação, circulação, fortalecimento e resistência: tudo pode ser melhorado. O Pilates é o melhor complemento que existe para a atividade física”, explica Daniela.

2 – Tonifica os músculos do corpo todo
Em uma aula dá para trabalhar todas os músculos do corpo – anterior, posterior e lateral. “A variedade de exercícios garante um trabalho eficiente para toda musculatura”, diz Daniela. “Ao contrário da musculação, o Pilates não leva à hipertrofia do músculo. Os exercícios tonificam sem que se perca a flexibilidade”, completa.

3 – Amplia a flexibilidade e a coordenação
O Pilates é uma das atividades que mais alonga o corpo. Aliado a isso, está a melhora da coordenação. “As tarefas do dia a dia ficarão bem mais fáceis de serem realizadas”, conta Daniela.

4 – Define o abdômen
Fortalecimento da musculatura central do corpo é um dos principais focos do Pilates. Dominar o “powerhouse”, conjunto de músculos que abrangem abdômen, coluna e região pélvica é fundamental para os mais variados exercícios físicos. “De quebra, a barriga fica sarada”, diz Daniela.

5 – Previne dor nas costas
A reabilitação da postura que se aprende no Pilates previne dores na coluna e pode corrigir desvios como hipercifose e hiperlordose.

6 – Aumenta a disposição sexual
Com o controle dos músculos que compõem o “powerhouse”, o corpo vai ficar mais forte de dentro para fora. “O assoalho pélvico será mais forte e isso ajudará a se sentir melhor sexualmente, além da flexibilidade”, explica Daniela.

7 – Diminui tensões e elimina estresse
Pilates não usa meditação, mas atua no equilíbrio da mente, na concentração e na harmonia do organismo. Utiliza aparelhos próprios, trabalha em séries de dez repetições e permanece menos tempo na mesma postura. É como dar um chute no estresse!

8 – Reduz o risco de câncer de próstata
O risco do câncer de próstata é associado, em parte, com a deterioração da musculatura do assoalho pélvico. “Homens que praticam Pilates podem adaptar seus treinos para fortalecer esta área do corpo”, relata Daniela. “O Pilates tem potencial para retardar o desenvolvimento de câncer de próstata”, completa.