Saiba por que o pilates é o queridinho das academias
Fortalecimento da musculatura, resistência muscular, alinhamento postural e prevenção de doenças como a osteoporose são as principais razões que levam tantas pessoas para as aulas de pilates. Existem academias e estúdios com filas de espera, tamanha a procura.
Trata-se de um trabalho direcionado e os resultados aparecem em poucas sessões. Convoquei o instrutor de pilates e personal trainer Matheus Zanchet para explicar esse método que promove a saúde integral, age no âmbito físico, mental e espiritual.
- Não se compara a nenhum outro trabalho realizado em academia e nem substitui os exercícios aeróbicos, tampouco a musculação - declara Matheus.
O QUE É O PILATES
É um método de alongamento e exercício físico que se utiliza o peso do próprio corpo na sua execução, uma técnica de reeducação do movimento, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e a força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
1 - Contribui para realinhar a coluna vertebral e melhorar a postura.
2 - Muitas dores nas costas podem ser totalmente eliminadas.
3 - A prática pode ajudar alongando os músculos, liberando tensões e dores, o que pode, comprovadamente, desencadear o sono natural.
4 - Ajuda a aumentar força e resistência sem hipertrofia dos músculos, porque se concentra no desenvolvimento do “core” - músculos localizados nas regiões pélvica e abdominal -, e nas costas.
5 - Ao promover a boa postura e equilíbrio, pode ajudar na prevenção da osteoporose e consequentes quedas.
6 - É um exercício que literalmente reintroduz você ao seu próprio corpo. Quanto melhor você entender o seu corpo e como ele funciona, mais fácil será para você liberar a tensão, relaxar e combater o estresse da vida moderna.
7 - Auxilia na prevenção da incontinência urinária, uma vez que fortalecer o pavimento pélvico.
8 - Ajuda a melhorar o equilíbrio e a coordenação pelo realinhamento da coluna e fortalecimento do “core”. Isso significa menos lesões.
9 - Ajuda na recuperação e evita lesões recorrentes por ser uma atividade de baixo impacto.
10 - Um mantra bastante ouvido nas academias é “sem dor, sem ganho”, mas isso não se fala num estúdio de pilates. É uma tecnica de exercício não aeróbico, suave, mas que fornece tônus e fortalece os músculos de dentro pra fora.
RESULTADOS
Após 10 sessões, já é possível notar algumas mudanças, como aumento da flexibilidade, do tônus muscular e alívio de dores.
AJUDA NO EMAGRECIMENTO
Por promover um corpo mais tonificado, modelado e alongado, auxilia no emagrecimento. O ideal é associar o pilates com um exercício aeróbico, tanto para o gasto calórico, quanto para o trabalho cardiovascular.
O pilates e a caminhada são uma combinação perfeita.
TERAPIA
Pode ser praticado e utilizado como terapia para diversas dores crônicas, tensões e estresse, problemas de coluna, nervo ciático, tendinites e bursites, fibromialgia, tornozelo e pé, quadril, ombro, cotovelo e punho, dores de cabeça, contusões etc.
QUALQUER PESSOA PODE FAZER
A grande vantagem do método pilates é que ele pode ser adaptado para diferentes tipos de praticantes.
Para aqueles que sofrem de dores crônicas ou desconfortos musculares, não gera desgaste articular, pois envolve exercícios de baixo impacto e com poucas repetições.
Pode auxiliar na reabilitação, na parte estética, no ganho de condicionamento físico ou preparo de atletas.
Melhore o desempenho na corrida: pratique Pilates
Está na hora de se exercitar. Mas, preste muita atenção à preparação física adequada, evitando assim as possíveis lesões decorrentes de uma tentativa de alcançar de imediato a forma física correspondente à autoimagem corporal, que nem sempre é fiel à realidade.
É preciso ter cautela para readaptar o corpo a uma função para cuja execução ele está despreparado. A corrida é uma atividade que exige técnica. O ideal é contar com a orientação de um profissional especializado, que será capaz de indicar o treinamento adequado.
É necessário desenvolver uma planilha de treinamento progressiva, a partir de uma avaliação inicial, levando em conta o condicionamento físico, a experiência prévia de movimento e as questões emocionais que possam interferir na performance do atleta.
Além disso, é preciso bastante atenção ao tênis escolhido para a prática e ao tipo de terreno -- de preferência, correr na grama, para proteger as articulações e tecidos corporais de lesões mais freqüentes, como fraturas por estresse na tíbia, fascite plantar e lesões nos joelhos e tornozelos.
"Pilates pode ajudar a desenvolver o aperfeiçoamento das técnicas de corrida".
Seja qual for o grau de intimidade com o esporte, seja o atleta novato ou profissional, o método Pilates pode ajudar a desenvolver o aperfeiçoamento das técnicas de corrida. Sabemos que, para maior eficiência e segurança, durante as atividades físicas é preciso concentração e respiração adequada e eficiente, controle de centro e da interação e compromisso com todo o corpo, precisão e economia de esforço, fluência de movimentos e ritmo.
A estabilidade dinâmica do tronco e a coordenação adequada deste com os braços e as pernas, além do alinhamento optimal de todo o corpo, ditam as regras de uma boa corrida. Todos esses elementos são trabalhados no Pilates - técnica cada vez mais utilizada por atletas de diversas modalidades para maximizar os resultados esportivos.
As vantagens desse método são inúmeras, tanto na melhora da performance e na prevenção de lesões quanto na reabilitação. Os benefícios do Pilates vão desde a aquisição e manutenção de uma boa postura, fundamental para melhorar o aproveitamento biomecânico, evitando sobrecargas nas articulações, ossos e músculos e trazendo maior economia de energia.
"Pilates:técnica cada vez mais utilizada por atletas para maximizar os resultados esportivos".
Exemplos de atletas
Um exemplo bemsucedido do uso das técnicas de Pilates é o triatleta, da nova Zelândia, Hamish Carter. Com as práticas do método durante sua preparação técnica, ele adquiriu um alto nível de controle físico e mental, indispensável nas provas das quais participa, reduzindo a ansiedade e harmonizando os desequilíbrios inerentes à modalidade.
Vinícius Lago, outro triatleta de sucesso, professor de educação física e proprietário do clube de corrida Top Running, também usufrui do Pilates para garantir seu bom desempenho nas corridas. Ele foi o primeiro colocado da Bahia, o 13º do Brasil e 23 º do mundo no Iron Man Brasil, em Florianópolis, na categoria profissional.
Segundo o corredor, o Pilates fez com que ele conseguisse resultados mais expressivos em suas competições. " Pilates me lapidou, mudou minha postura, a respiração e a consciência corporal. Enquanto meus adversários estavam cansados durante as provas, eu tinha economizado energia e a aplicava nas horas certas", explica Vinícius.
Como começar
Para o praticante de corrida, principalmente os iniciantes, um dos mais constantes incômodos é aquela dorzinha abdominal, geralmente, na lateral. Isso acontece quando se respira errado durante o exercício e pode ser corrigido facilmente por meio da técnica de respiração utilizada no método de Pilates.
Antes de ir às ruas, seguem algumas dicas do Pilates para você intensificar o seu treino: respire profunda e calmamente, equilibrando o emocional, ativando todos os sistemas corporais. A seguir, coordene cada passada a uma respiração dois passos inspirando e três expirando e, durante cada expiração, use a imagem de que a coluna começa na base da pélvis e que você recolhe a urina para dentro e para cima, da base até o topo da cabeça. No mais sorria, relaxe e divirta-se com o ar da estação.
Pilates: mais do que moda, saúde da mente e do corpo
O desejo de uma melhor qualidade de vida tem feito com que muitas pessoas busquem atividades relacionadas com o conceito de wellness, ou seja, atividades que têm como objetivo mais do que melhorar a condição física do praticante, melhorar também aspectos emocionais, sociais e – por que não – espirituais.
Essa demanda faz com cada vez mais técnicas sejam disponibilizadas. Entre as atividades mais procuradas está oPilates, que vem crescendo vertiginosamente nas duas últimas décadas. Porém, não é só o fato de ser uma atividade da moda o responsável pelo sucesso do método, mas seus resultados, benefícios e vantagens.
Esta técnica visa trabalhar o corpo como um todo, trazendo equilíbrio muscular e mental, além de proporcionar melhoras da execução de qualquer movimento, seja ele parte das atividades da vida diária, seja parte de modalidades esportivas de alto nível.
O segredo de tantos benefícios é muito simples de entender, mas exige do praticante disciplina para que os resultados sejam percebidos e efetivos, assim como acontece com a prática de qualquer exercício físico.
Os benefícios físicos, psicológicos e mentais são inúmeros. Dentre eles podemos destacar:
- maior tônus e resistência muscular;
- melhora da flexibilidade;
- maior mobilidade em todas as articulações, inclusive a coluna;
- aumento da densidade óssea;
- aumento da força muscular sem hipertrofia exagerada;
- trabalho da musculatura profunda e estabilizadora, especialmente do abdômen;
- melhor alinhamento postural;
- coluna mais saudável e flexível;
- melhor circulação sanguínea e, consequentemente, melhor oxigenação dos tecidos;
- melhora da capacidade pulmonar e respiratória;
- alívio de tensões desnecessárias;
- melhora do desempenho sexual devido ao trabalho da musculatura do assoalho pélvico;
- alívio de dores e de estresse;
- maior controle motor;
- melhora da consciência corporal;
- melhora da auto-estima.
Além disso, a técnica também pode ser utilizada na reabilitação de lesões, traumas, cirurgias, patologias posturais, neurológicas ou motoras. Podendo ou não ser associada a outras terapias. Bem como nas atividades físicas, onde o Pilates é um excelente complemento para qualquer exercício.
Aproveite!
Infográfico: Os benefícios do Pilates para a Saúde
Quer ler mais sobre os benefícios do Pilates, então leia este artigo: Os benefícios do Pilates - 10 grandes razões para você praticar
Gravidez: mamães pilateiras!
Já falamos várias vezes por aqui que o Pilates é muito bem recomendado durante a gravidez, não é? Não é à toa que as gestantes representam boa parte dos alunos nos estúdios. Mas não custa lembrar como o exercício é importante para as futuras mamães, às vésperas de um dia tão especial que é o próximo domingo, Dia das Mães.
Já está provado que a atividade física no período gestacional fortalece não só o coração da mulher, mas também o do bebê. Como a intensidade deve ser menor, a caminhada, a ioga e o Pilates são os mais recomendados.
Além de exercitar a capacidade física, o Pilates traz tranquilidade e bem estar, diminuindo a ansiedade normal desse período. Segundo o Portal da Educação Física, a modalidade ajuda as mamães antes, durante, e depois do parto. Olha só o porquê:
- Diminui as dores lombares
- Melhora a circulação
- Melhora a postura
- Diminui o inchaço e os edemas nas pernas, pés e braços
- Previne varizes, câimbras e lesões
- Alivia o estresse e ajuda a manter a concentração durante o parto, com o trabalho de respiração
- Fortalece a região abdominal e o assoalho pélvico, ajudando tanto na hora do parto quanto na recuperação e cicatrização
Com a área pélvica bem fortalecida, a mamãe tem mais facilidade para relaxar e contrair os músculos durante o parto e recupera a boa qualidade muscular bem rapidinho. Outra coisa boa é que os exercícios também gastam calorias, o que ajuda a controlar o ganho de peso na gravidez e evita sobrecarga nas articulações.
Para quem já pratica Pilates, nos primeiros meses de gravidez já pode continuar. Mas as mulheres que não praticam exercícios ou são iniciantes no método devem começar depois do terceiro mês de gestação, segundo os fisioterapeutas. Sempre consultando seu médico antes, claro! A partir daí a mamãe pode frequentar as aulas até o último mês, se não tiver nenhum desconforto. A única restrição é que sejam aulas individuais, para que a atenção seja voltada apenas para as necessidades da gravidinha.