Pure Pilates
Home / Artigos

Artigos

Conheça o nosso Blog CONFERIR

Pilates é excepcionalmente eficaz para pessoas na faixa de 40 anos



Não é exatamente uma novidade que com o passar dos anos nosso organismo vai ficando mais lento, perdendo vitalidade, disposição e enrijecendo. Perdemos um pouco de flexibilidade, acusamos uma queda na libido, demoramos mais para perder peso, mau humor aparece com mais frequência, ficamos mais preguiçosos, o metabolismo já não dá aquela mãozinha como nos 20 anos. Tudo isso é perfeitamente normal e você não será a única pessoa no mundo a perceber que isto está acontecendo, você não está sozinho!

Primeiro é interessante saber que o Pilates não é somente um exercício físico, ele é um método de reabilitação do condicionamento físico, que promove o desenvolvimento integral do corpo equilibrando corpo e mente, são exercícios desenvolvidos para exigir dos praticantes muita concentração e disciplina.

Benefícios do Pilates

De um modo geral, praticar Pilates vai trazer benefícios para públicos de qualquer idade, mas para quem está acima dos 40 anos ele é excepcional por trabalhar exatamente esses pontos em que a pessoa sente que o corpo está mais diferente: Fortalecimento, alongamento, conhecimento do corpo, pode proporcionar definição e diminuição de medidas, criando um tipo de definição e condicionamento físico geral que não tem sido possível promover com qualquer outro método de exercícios físicos. Pode ser um ótimo treino para pessoas com mais de 40 para firmar a cintura e os braços que geralmente nessa fase da vida começa a concentrar mais gordura.

Algumas das razões pelas quais o Pilates é tão benéfico para o público acima de 40 anos é porque ele trabalha em cima dos problemas enfrentados por essa faixa etária, que são a má postura, uma coluna vertebral comprimida, diminuição da vitalidade, concentração de gordura no abdômen, e uma falta geral de compreensão sobre os seus próprios corpos e como ajudar o corpo a funcionar melhor, além é claro da saúde da mente, em estar sentindo-se animado e ativo. Pilates pode proporcionar uma excelente solução para todos estes desafios.

Outra razão porque o Pilates é especialmente útil para pessoas com mais de 40 anos, é que ele é um método fitness mais “gentil” e evita lesões, esse é um dos principais benefícios do Pilates para este público, além disso o Pilates vai ajudar você a combater o estilo de vida sedentário muito comum nessa fase da vida. Não há outro método que se compare com o Pilates, ele cria um tipo de definição e condicionamento físico geral que eu não tenho sido capaz de verificar em nenhum outro método. Se você está nessa faixa de idade, faça o teste! Encontre um Studio de Pilates próximo de você e agende uma aula experimental, estamos na torcida para que você seja mais um a experimentar todos os Benefícios do Pilates!

Como o Pilates pode beneficiar a vida sexual?



Como o Pilates pode beneficiar a vida sexual?
Fonte: Internet

Estudos já comprovaram os benefícios que os exercícios de Pilates trazem para a melhora do desempenho sexual. O fato de o Pilates ser uma atividade que trabalha especialmente com os músculos da região pélvica e propiciar melhor condicionamento respiratório, faz com que os praticantes tenham mais disposição durante as relações sexuais.

O fortalecimento do abdome, do assoalho pélvico e da parte interna da coxa, são fundamentais para uma boa performance sexual e são regiões especialmente trabalhadas nas mulheres. Com a parte central do corpo fortificada, os movimentos também se tornam mais energéticos, dando maior durabilidade à relação sexual e proporcionando orgasmos mais intensos. Além disso, é possível adquirir maior flexibilidade para as costas e para as pernas, dando mais mobilidade ás articulações –  que ocasionará em movimentos mais eficazes durante o sexo.

Para os homens, é priorizado o fortalecimento dos membros superiores e do abdomen. O maior fluxo de sangue que os exercícios de Pilates proporcionam também podem beneficiar homens que estão enfrentando algumas dificuldades de ereção.

Alguns dos benefícios menos óbvios do Pilates para o sexo, incluem a melhora na respiração. Os exercícios requerem respiração profunda, e este treinamento, oxigena o sangue, que enviará oxigênio mais rápido para os músculos. Além disso, com a liberação da serotonina (substância liberada ao praticar atividade física que está aliada ao humor e ao prazer) há uma diminuição de estresse. A substância propicia uma sensação de bem-estar que certamente contribui para deixar a pessoa mais sensível aos estímulos sexuais.

O sexo muitas vezes exercita mais a mente do que o corpo. Um pouco de concentração pode elevar a experiência. Assim, nem todos os benefícios do Pilates para a vida sexual são necessariamente físicos. Joseph Pilates afirmava que os cinco princípios básicos que sustentam seu método, são eles, concentração, controle, centralização, fluidez e respiração, podem ser decisivos para intensificar a vida sexual.

Pilates x Yoga



O método Pilates vem ganhando ultimamente bastante poupularidade, assim como a Yoga. Embora ele seja considerado uma atividade física, não se trata de um trabalho cardiovascular. Pilates e Yoga compartilham a mesma técnica para desenvolver, tonificar e fortalecer os músculos do corpo inteiro - como os braços, pernas,Pilates abdômen e costas - utilizando a resistência do próprio corpo para produzir força durante o movimento. Comparado com as posturas de Yoga, as poses do Pilates são muito similaers, ainda que existam profundas diferenças:

Clique aqui para agendar uma aula gratuita

  • Yoga é uma prática antiga e que era originalmente praticada no Norte da Índia há mais de 5.000 anos. Pilates foi inspirado pela antiga Yoga Asanas cerca de 80 anos atrás por Joseph Pilates, um atleta alemão.
  • O método Pilates é um complexo sistema de exercícios efetivos, porém suaves, que condicionam e corrigem todo o corpo. Ele foi primeiramente praticado por dançarinos e ganharam recentemente a atenção da população em geral devido aos seus amplos benefícios estéticos realizados no corpo. Yoga é um estilo de vida, ao invés de simplesmente um exercício. É conhecida como o caminho para o bem estar físico e mental. Ela inclui conhecimentos que vão desde posturas físicas e alimentação saudável até a respiração, relaxamento e meditação.
  • Pilates principalmente se concentra no cultivo da força do centro do corpo e no alongamento da espinha. Além disso, Pilates é uma valiosa ferramenta para aumentar a força, a definição e a postura corrYogaeta. Yoga objetiva o trabalho do corpo como um todo e uni-lo com a mente e o espírito. Yoga é frequentemente considerada terapeutica, quando comparada com Pilates. Ambas as práticas ajudam as pessoas a encontrar harmonia e aliviar o Stress.
  • A respiração e a concentração são fundamentais para ambas as práticas; Entretanto, a Yoga aplica a respiração em um nível mais profundo. A leve diferença entre elas é que o Pilates instrui que a inspiração seja feita pelo nariz e a expiração pela boca, enquanto que a Yoga ensina a inspiração e a expiração apenas pelo nariz.
  • Yoga tem muitos estilos diferentes, mas todos são geralmente realizados em grupos, onde as pessoas estão sentadas sobre um colchonete e são orientadas por um instrutor de Yoga. No Pilates, muitos dos exercícios são realizados sobre o colchonete, mas ele também acrescenta a utilização de máquinas de Pilates, as quais ajudam a construir corpos alongados, bonitos e sadios.
  • Roupas confortáveis de ginástica são recomendadas tanto para Pilates quanto para Yoga.

Seja Pilates ou Yoga, o importante é sair do sedentarismo e praticar algum tipo de atividade física.

Pilates, Ioga e Olimpíadas



Treinos intensos, parte técnica apurada, forma física em dia, alimentação adequada. A mistura básica na preparação ideal para uma grande competição como os Jogos Olímpicos já está na ponta da língua de todo atleta de alto rendimento. A disputa cada vez mais acirrada por centésimos de segundo ou por centímetros, no entanto, têm feito muitos aspirantes ao pódio olímpico adicionarem ingredientes diferentes à receita do bolo. E, se o corpo está 100%, a aposta tem sido na parte mental.

  •  
Graciele Hermann praticando o Método DeRose (Foto: Divulgação)Graciele Hermann passou a meditar para melhorar sua concentração (Foto: Divulgação)

Revelação da natação feminina brasileira, Graciele Herman procurava justamente algo além dos treinamentos em sua preparação para Londres quando conheceu o Método DeRose. A ideia é reeducar a respiração, administrar o estresse e melhorar a concentração e a flexibilidade.

- A gente faz muito trabalho de concentração e também de força. São vários exercícios, várias posições, misturando força e resistência. E também fazemos bastante meditação, que me ajuda muito na concentração dentro da piscina – explicou Graciele.

Graciele Hermann praticando o Método DeRose (Foto: Divulgação)A velocista já sente os efeitos da nova atividade
dentro da piscina (Foto: Divulgação)

Desde o início do ano, a nadadora gaúcha de 20 anos pratica as atividades extratreinamento duas vezes por semana. Apesar de poucos meses de dedicação à técnica, já consegue notar avanços na piscina. O principal deles é na respiração. Hoje, a velocista consegue resistir mais tempo sem respirar nos 50m livre, prova em que representará o Brasil em Londres.

- Faz muita diferença porque a gente trabalha muito hiperventilação, que oxigena mais o músculo para aguentar a segurar a respiração. Agora, tenho mais facilidade em aguentar. Ainda não consigo fazer os 50m sem respirar, até pelo pouco tempo de trabalho, mas tenho tido mais facilidade para respirar apenas uma vez. São centésimos de segundos que fazem diferença.

Um dos destaques da seleção brasileira de judô, Luciano Corrêa aprendeu com os erros do passado e também resolveu complementar seus treinamentos. O judoca acredita que foi justamente a falta de concentração que o tirou do caminho da medalha olímpica em Pequim-2008. Favorito ao ouro na categoria meio-pesado (até 100 kg), foi derrotado logo na estreia na China. Depois, chegou a vencer na repescagem, mas perdeu novamente na terceira luta.

- Não tive um bom resultado em Pequim muito pelo fator psicológico. Hoje, dou ênfase a isso. Tenho um preparador mental, que trabalha formas de se concentrar, de mentalizar. Tudo isso para controlar a ansiedade na hora. Na competição, quem estiver menos ansioso, menos nervoso, e souber tomar as melhores decisões, vai ter o melhor resultado. Então, eu procuro sempre me preparar mentalmente - contou o judoca, que também costuma tocar violino para relaxar.

Judoca Luciano Corrêa (Foto: Getty Images)Luciano Corrêa agora evita que problemas
psicológicos o prejudiquem (Foto: Getty Images)

Quatro anos depois, mais experiente e maduro, acredica que o seu psicológico acompanha a parte física. Aos 27 anos, Luciano não abre mão do contato constante com o seu preparador mental, o alemão Dietmar Samulski, formado em Educação Física, com especialização em Psicologia do Esporte. Além disso, o judoca ainda tem o acompanhamento psicológico oferecido pela seleção brasileira a todos os atletas.

- Faço preparação mental através de métodos de respiração, de mentalização, vendo vídeos antigos, através de postura... Hoje, só um bate-papo com o meu preparador, que é um cara que me entende muito, já ajuda muito a me blindar. Ele me acompanha durante os treinos. Tem dia que você está mais cansado, mais desmotivado. Tem dias que você está motivado além do equilíbrio. Então, ele tenta manter esse equilíbrio para eu chegar na melhor forma possível nas Olimpíadas - explicou o campeão mundial.

Atletas aderem a ioga, pilates e dança

Representantes de uma modalidade que mistura força física com apresentação coreográfica, Lara Texeira e Nayara Figueira costumam intercalar os treinos técnicos com vários outros exercícios. O dueto de nado sincronizado do Brasil faz regularmente um trabalho de expressão corporal que reúne elementos do ioga, pilates e as danças contemporânea e clássica.

As americanas Walsh e May, bicampeãs olímpicas no vôlei de praia, são adeptas das sessões de pilates. Walsh, aliás, costuma dizer que a técnica muito usada no tratamento de lesões na coluna foi a principal responsável pela recuperação rápida de sua forma física depois do nascimento de seus dois filhos. Entre os brasileiros, o ioga também tem atraído muitos atletas. Apontado como uma filosofia de vida, mistura preparação mental com exercícios físicos.

Remadoras brasileiras fazem yôga (Foto: Divulgação)Kissya Kataldo, Fabiana Beltrame e Luana Bartholo testaram o ioga (Foto: Divulgação)

Na reta final de preparação para as Olimpíadas, as remadoras Fabiana Beltrame, Luana Bartholo e Kissya Kataldo resolveram experimentar o ioga e aprovaram o resultado. A professora Letícia Portella explicou os benefícios que técnicas como essa podem trazer para um atleta de alto rendimento.

- Os benefícios principais são o aumento e melhor uso da capacidade respiratória, ganhando mais resistência e fôlego. Mais consciência corporal, melhora no alongamento, evitando lesões, câimbras, redução de estresse, controle das emoções e maior concentração. Acredito que o atleta que usa o ioga tem mais chance de alcançar melhores resultados, devido a um estado emocional e físico que a prática proporciona - explicou a professora, que também costuma trabalhar com surfistas e jogadores de futebol.

Fonte: globo.com, por Lydia Gismondi

Varizes e Atividade Física



Varizes é um problema circulatório que afeta aproximadamente 18% da população adulta, sendo a hereditariedade o fator de risco mais preponderante no que se refere à manifestação da doença. Idade, tabagismo, sexo, sedentarismo, obesidade e manutenção da postura estática por período de tempo prolongado constituem outros fatores de risco para a manifestação da doença.


A doença caracteriza-se por uma disfunção ocorrida nas veias, principalmente nos membros inferiores. As veias são vasos que apresentam a função de conduzir o sangue de volta ao coração (o retorno do sangue pelas veias é denominado retorno venoso). No entanto, a ação gravitacional dificulta este processo. Para compensar esta dificuldade, as veias apresentam pequenas válvulas que auxiliam a impulsionar o sangue para cima contra a ação gravitacional. Além disso, a contração e o relaxamento intermitentes da musculatura também auxiliam neste processo.

A varizes caracteriza-se por uma disfunção nestas válvulas. Desta forma, o sangue encontra uma maior dificuldade para vencer a ação gravitacional, ficando acumulado nas regiões inferiores do corpo. O exercício físico apresenta um importante papel na prevenção e tratamento da varizes. O efeito do exercício se dá através da facilitação do retorno do retorno venoso em função da contração e relaxamento da musculatura presente próximo a veia afetada. Assim, atividades como Pilates, caminhada  e hidroginástica são bastante indicadas para a prevenção e tratamento da varizes. A prática dessas atividades eleva à força dos músculos da panturrilha, aumentando a eficiência do retorno venoso. No entanto, exercícios com cargas pesadas  devem ser evitados por pessoas que apresentam este tipo de problema circulatório.

As pessoas que apresentam varizes devem ser orientadas a não adotarem posturas estáticas durante um período de tempo prolongado no trabalho, sendo que esta mesma estratégia deve ser utilizada com relação aos exercícios. Desta forma, a indicação é utilizar estratégias que diversifiquem as posturas.


AS CINCO REGRAS PARA QUEM TEM VARIZES


EVITE:

Longos períodos de pé, parada ou sentada;
Banhos muito quentes;
Doses altas de hormônios;
Exercícios de impacto ou de grande esforço (estando de pé parada)

ELIMINE:

O excesso de peso;
O sedentarismo.

PRATIQUE:

Caminhadas diárias;
Natação;
Pilates; 
Dança;
Hidroginástica;
Alongamentos.


SE CUIDE:

No seu dia a dia reserve pequenos intervalos para elevar as pernas;
Procure subir escadas, faz bem, acredite!
Lembre-se de movimentar os pés para trabalhar a panturrilha (que é o “coração” das pernas).

Fonte: Pilates Plus
Imagens fonte: internet