Pure Pilates
Home / Artigos

Artigos

Conheça o nosso Blog CONFERIR

Pilates para quem trabalha sentado



Pilates para quem trabalha sentado 

Hoje em dia, com a proliferação dos computadores, cerca de 3/4 dos trabalhadores dos países industrializados tem atividades profissionais sedentárias, nas quais a posição sentada por longo períodos é provavelmente a postura mais utilizada no emprego. O que acarreta um grande número de pessoas com lesão postural.

Há um grande número de profissionais que desenvolvem a sua atividade predominantemente nessa posição: Administradores, engenheiros (as), cientistas, motoristas, telefonistas, secretários (as), balconistas, advogados (as), costureiros (as), servidores (as) públicos, bancários (as), psicólogos (as), dentistas, professores (as), arquitetos (as), farmacêuticos (as), médicos, etc., e de acordo com dados atuais, a incidência de lesões associadas ao trabalho efetuado por longos períodos na posição sentada, é elevado. Isso porque as próprias características do trabalho associado com a má postura (por fraqueza muscular, desvios, má formação e/ou falta de consciência corporal), constituem um fator determinante para o desenvolvimento de dores na coluna e no pescoço.

A má postura pode ser a causa de várias lesões, que ocorrem quando os músculos e os ligamentos que envolvem a coluna são sobrecarregados, estirados ou torcidos. Cuidar da postura no trabalho, no lazer e em casa, fazer algum tipo de atividade para fortalecer e alongar, são atitudes que promovem a saúde e ajudam a combater possíveis lesões.

Além de termos alguns cuidados específicos no dia a dia, devemos também fortalecer, alongar, reeducar e conscientizar o nosso corpo. Prevenindo lesões, obtendo um melhor desempenho no trabalho e mais qualidade de vida.


Imagem: Internet

 

Por isso este motivo, sugerimos que faça pilates!

O método fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações, promovendo flexibilidade e equilíbrio muscular.

Movimentos fluentes devem ser feitos sem pressa com muito controle, para evitar estresse.

O alinhamento postural é muito importante em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo. A força, a tonificação e o alongamento são trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o forte, saudável e harmonioso.

O Pilates ainda trás como benefícios a melhora da concentração, da coordenação motora e da consciência corporal, podendo ser praticado por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico.

Fonte: ClubedoPilates

Dicas para otimizar sua aula de Pilates



Aí vão algumas dicas para um bom aproveitamento na sua aula de pilates: 

  • Fique atento às instruções do professor, na dúvida peça que explique novamente;
  • Organize seu corpo antes de iniciar os movimentos e sempre que sentir necessidade;
  • Verifique se os equipamentos utilizados estão dimensionados para você;
  • Nunca deixe de respirar. A respiração é fundamental para o bom desenvolvimento da técnica;
  • Não tenha pressa! Realize os movimentos de forma lenta e precisa. Pilates é sinônimo de qualidade de movimento e não quantidade;
  • Nem sempre a dificuldade em realizar um exercício ocorre por falta de força, ensine seu corpo a controlar o movimento. Concentre-se;
  • Tensione apenas os músculos necessários pra realizar o movimento e mantenha os demais relaxados. Não se agarre ao colchonete ou outra base de apoio!
  • Fique atento à manutenção do controle da região abdominal (Power House), se perceber que perdeu a tensão, organize-se novamente. Sua coluna pode pagar caro por isso;
  • Informe ao professor sobre qualquer desconforto;
  • Compare seus resultados com você mesmo. Não se importe com o desempenho do seu colega. Respeite seus limites.
  • Observe sempre sua postura, sua pelve em posição neutra, cervical neutra (pescoço alongado). Observe os ombros, eles tendem a estar tensos.
  • Mantenha o abdómen sempre contraído; se a musculatura “fibrilar” pare o exercício, lembre-se da excelência do movimento.
  • Lembre-se que o Método Pilates preconiza os exercícios leves, com poucas repetições,mas com excelência dos movimentos.
  • O professor(a) irá estimulá-lo proprioceptivamente, tocando em regiões que precisam ser conscientizadas. (Se isso o incomodar, verbalize que prefere não ser tocado).
  • Nunca manipule as molas dos aparelhos, tome muito cuidado ao entrar ou sair dos aparelhos, respeite o limite de sua flexibilidade. Preste atenção quando o professor mostra a amplitude do exercício que você irá realizar.

Como comer um arco-íris?



Comida Arco Iris

Tão importante quanto fazer uma atividade física como o Pilates é ter uma alimentação saudável. É por este motivo que vamos apresentar este artigo sobre alimentação saudável (e colorida). Aproveite !!!

Manter uma alimentação saudável pode ser uma tarefa dura. Contar calorias e decifrar ingredientes pode se tornar bem estressante. Bem, esqueça isso. Nós queremos compartilhar uma das formas mais simples de se determinar se uma comida é saudável ou não: use apenas os seus olhos.

Veja, os pigmentos naturais que dão cores aos alimentos como frutas e vegetais também possuem propriedades nutricionais benéficas. Ao incluir comidas em uma variedade de cores, você pode adicionar nutrição e vitalidade a qualquer refeição. Nós queremos que você literalmente coma um arco-íris todos os dias !

Então, por que é importante comer um arco-íris e não somente sua fruta ou vegetal favoritos? Bem, um estudo no jornal médico Nutrição apontou que a variedade de vitaminas e antioxidantes absorvidos de várias origens diferentes podem, mesmo em pequenas quantidades, fornecer maiores benefícios a saúde do que consumindo apenas poucos tipos de vegetais em grandes quantidades. E aqui estão alguns bons pontos de partida:

Vermelho: Colorido por licopeno, comidas vermelhas como cerejas, beterrabas, melancias, batatas vermelhas e até vinhos ajudam a reduzir o risco de vários tipos de câncer, inclusive o câncer de próstata.

Laranja: Colorido por carotenoides, frutas como mangas, caquis, damascos, maças amarelas e milho são vitais para a saúde dos olhos e podem reduzir o risco de doenças relacionadas ao coração.

Verde: Colorido por clorofila e luteína. Melão, cebola, limão, kiwi e abacate podem ajudar a proteger contra o câncer, combatem a catarata e reduzem o risco de problemas nos nascimentos devido a altas quantidades de ácido fólico sempre presentes nos vegetais verdes.

Azul: Alimentos como ameixa azul, berinjela e passas são coloridos pelo pigmento antocianina, que é um poderoso antioxidante e ajuda a proteger as células contra danos, melhora a memória e ajuda a prevenir a ocorrência de derrames e muitas formas de câncer.

E você, já preparou seu arco-íris hoje?

 

Pilates e Diabetes




Pilates desenvolve um papel importante na prevenção e controle da Diabetes Mellitus, já que ajuda a controlar o peso e diminuir o nível de açúcar no sangue.

A diabetes é uma desordem do metabolismo, o processo que converte o alimento que ingerimos em energia. Durante a digestão os carboidratos são absorvidos pelo corpo em forma de glicose. A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, é o fator mais importante neste processo. O diabético não produz a quantidade necessária de insulina, por outro lado, a glicose em vez de transformar-se em energia se acumula no sangue ocasionando graves problemas.

Para o diabético é importante fazer exercícios, no entanto, deve cuidar da intensidade e do tipo de exercícios que realiza. A pessoa com diabetes deve ser avaliada de forma adequada antes de entrar em qualquer exercício físico. O exercício sem supervisão pode ter efeitos negativos, por exemplo, levantar peso demais aumenta a pressão nos vasos sanguíneos dos olhos. Da mesma forma outras pessoas podem ter problemas com os nervos dos pés ou das pernas, e estão suscetíveis a lesões.

Pilates é recomendado especialmente para pessoas cuja saúde não permite praticar esportes e atividades fortes e com risco de gerar lesões. Pilates não requer grande força física nem de longas horas de exercício, e é de baixo impacto.

Os exercícios aeróbicos e anaeróbicos ajudam a melhorar os níveis de glicose no sangue. No exercício aeróbico, o primeiro elemento que se consome é a glicose já convertida. No exercício anaeróbico (PILATES), é feita a queima de carboidratos (antes de ser convertido em glicose) e gordura mais rápido aumentando o gasto das calorias, ou seja, ajudam a melhorar a combustão da glicose e isto muda a maneira com que o corpo reage a insulina, aumentando a sensibilidade do corpo ao mesmo.

Os altos níveis dos hormônios provenientes da tensão aumentam o nível de açúcar no sangue. O Pilates pelo contrário pode ajudar a melhorar sua saúde baixando o nível de estresse.

Pilates reduz o risco de problemas do coração que é um dos sintomas freqüentes das pessoas que tem diabetes. Melhora a circulação arterial, prevenindo de problemas cardíacos, a função intestinal, a circulação nos membros inferiores, reduzindo o mau colesterol e elevando o bom, mantendo os ossos fortes, reduzindo o risco de quedas, aumenta a energia e ajuda a manter a estabilidade emocional.

O Pilates pode ser um elemento importante no controle de diabetes. No entanto, o diabético deve cuidar de sua alimentação e seguir rigorosamente as recomendações médicas.

Pilates para dançarinos



Ballet


Pilates é um sistema de baixo impacto. Um exercício que trabalha com fortalecimento e alongamento dos músculos sem adicionar volume ao corpo. Envolve uma série de movimentos, de resistência suave, alguns realizados com a resistência natural do corpo no solo, e outros com a ajuda de máquinas especialmente projetadas, melhorando o controle da resistência, fortalecendo os músculos abdominais internos e melhorando a flexibilidade.

Pilates trabalha com o ritmo da respiração, tornando a mente treinada e o corpo tonificado. Embora qualquer pessoa possa praticar Pilates para a melhoria da saúde global, os bailarinos têm experimentado os benefícios ao longo de décadas.

Joseph Pilates desenvolveu o sistema em 1920. E seis anos depois se mudou para Nova Iorque com sua esposa, e abriu um estúdio quase que específico para artistas e bailarinos. Chamando muito a atenção dos dançarinos, pela capacidade que o método tinha de criar músculos longos, magro e definido.

A dança é a arte de movimentar o corpo em um determinado ritmo, através de uma cadência de movimentos, criando uma harmonia própria. É a arte de mover o corpo segundo uma relação entre tempo e espaço, estabelecida graças a um ritmo e a uma composição coreográfica, onde existem regras para que saia tudo com perfeição e também exige habilidades, compromisso e muita dedicação para todos aqueles que fazem parte de alguma forma da dança.

Pilates é particularmente benéfico para os dançarinos, pois fortalece os músculos abdominais internos, e cria uma forma corporal aerodinâmica. Com o desenvolvimento da musculatura abdominal interna, a tensão na parte posterior do corpo será minimizada e as lesões serão evitadas. A natureza fluída da prática do Pilates promove a economia de movimento, e pode ser facilmente incorporado ao treinamento dos dançarinos, como um conjunto de exercícios usando corpo e mente.

Dançarinos de todos os níveis podem se beneficiar com o Pilates. A prática regular vai garantir força para o corpo todo, músculos e muita flexibilidade para melhorar suas habilidades na dança, bem como, fortalecer o núcleo interno para um melhor controle dos movimentos. Artistas de todas as idades que praticam Pilates se sentem melhor no seu desenvolvimento na dança, além de melhorar a sua saúde em geral.

Fonte: ClubedoPilates