Pure Pilates
Home / Artigos

Artigos

Conheça o nosso Blog CONFERIR

Jornal Hoje - 03-08-2011 - Matéria sobre Pilates



Veja a matéria sobre Pilates exibida no Jornal Hoje do dia 03/08/2011.

Pilates pode ajudar a envelhecer com saúde




Poderia o Pilates ser a chave para permanecer jovem?

Já dizia Joseph Pilates, o mentor do método:

“A sua juventude é determinada pela saúde da sua coluna vertebral”

Os benefícios do método Pilates para a saúde da coluna, para uma postura saudável e um alinhamento corporal perfeito são mais do que reconhecidos, sendo assim, só por isso os exercícios de Pilates poderiam ser considerados uma ótima arma antienvelhecimento.

Mas, além dos benefícios á coluna, os exercícios de Pilates aumentam a circulação sanguínea ativando a irrigação de tecidos, o que promove menor quantidade de células mortas e ajuda a retardar o processo de envelhecimento da pele.

Por ser um método que se baseia no tratamento e na manutenção da saúde do corpo de maneira integral, aumentando a Consciência Corporal no processo em que corpo e mente serão cuidados igualmente, e toda a concentração necessária para executar os movimentos vai trazer á sua mente tranquilidade e equilíbrio, além de promover respiração lenta e profunda, que oxigena melhor os tecidos e mantém você com aparência mais saudável e jovem.

Além de todos esses benefícios, se você está pretendendo envelhecer com saúde, o Pilates promove corpos mais flexíveis o que permitirá que com o passar dos anos, você não tenha sua mobilidade afetada, podendo caminhar e executar as atividades do dia a dia com agilidade e leveza.

Aliado á um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada e rica em nutrientes como antioxidantes, o Pilates pode ser uma poderosa arma antienvelhecimento, a chave para envelhecer com saúde e disposição!

Estudos revelam que a prática regular de exercício físico pode literalmente fazer o relógio “andar pra trás”, uma das observações foi que mesmo em períodos curtos de tempo como 6 meses, indivíduos que praticavam exercício com regularidade podiam ganhar décadas em idade cardiovascular e em qualidade de oxigenação no sangue.

Um dos fenômenos mais comuns no organismo humano e que ocorre a partir dos trinta anos é a perda de massa muscular, que pode chegar a 2% por ano, um individuo, até o final da sua vida pode chegar a perder cerca de 50% da sua massa muscular, o que faz com que ele perca força, aumentando a sua porcentagem de gordura e tornando-se mais suscetível de sofrer lesões e doenças. O tempo de vida das células é maior nos indivíduos que praticam exercício físico. De uma maneira geral podemos concluir que a prática regular de exercício físico pode desacelerar o processo de envelhecimento  além de dar maior qualidade de vida a quem o pratica.

Pilates, o acelerador da dieta



A modalidade que a atriz Tania Khalill escolheu para manter a forma aumenta bastante a capacidade física e ajuda a perder peso mais rápido. Fora isso, é indicada às pessoas que nunca fizeram atividade nenhuma e, o melhor, para as que não gostam de malhar. Para completar, diminui a ansiedade e, com isso, você come menos. Quer mais? O pilates queima calorias!


Atualmente, muito se ouve falar em uma nova modalidade que está conquistando cada dia mais adeptos, principalmente, entre o público feminino: o pilates. Trata-se de uma atividade que contribui para a saúde do corpo e da mente, e emagrece. Os principais benefícios são percebidos na melhora sensível do condicionamento físico, na postura e na elasticidade muscular. O resultado: você descarta o excesso de peso bem depressa. Quem pode confirmar tudo isso é a atriz Tania Khalill, de 29 anos, que pratica a novidade há pouco tempo, mas já nota um progresso em sua condição física e no desempenho para fazer sua atividade favorita, a corrida.

Além de eliminar calorias, o pilates aumenta - e muito - a capacidade de executar exercícios indicados para quem quer perder peso, como caminhada, bicicleta e aeróbicos. Por isso, pode ser considerado o acelerador da dieta.

Um dos primeiros obstáculos na hora de começar a emagrecer é a dificuldade de iniciar os exercícios, devido ao longo tempo de sedentarismo. É aí que entra o pilates. Ele é recomendado a pessoas com problemas posturais, que desejam adquirir mais flexibilidade, além de diminuir o estresse", explica a professora, Fabiane Miguel, da Fórmula Academia (SP). E se minimiza a ansiedade, você passa a comer menos.

Para os "anti-malhação"

Também é indicado para aqueles que não gostam de malhar - outra característica dos gordinhos. "Isso porque é uma prática extremamente prazerosa", completa a profissional. Tania confirma que essa é uma das vantagens que notou no pilates. "Ao contrário de outras atividades, como a musculação, os exercícios não se repetem muito, em longas séries. É tudo mais dinâmico, por isso, não enjoa", diz a atriz.

Outro aspecto importante, e comum para quem está iniciando práticas aeróbicas, é que o pilates ajuda a prevenir lesões, principalmente nas costas, joelhos e tornozelos. "Ele prepara e protege o corpo; isso ajuda no emagrecimento", diz Deise Navarro que, como Fabiane, dá aula da modalidade na mesma academia paulistana.

Para quem já eliminou quilos, continuar com o pilates é uma ótima opção, pois ele ajuda a tonificar os músculos e corrigir a postura, que é significativamente prejudicada pelo período que se esteve com excesso de peso. "Fazer pilates ajuda a pessoa ter mais consciência corporal", afirma.

Deise previne que uma avaliação física deve ser realizada antes de iniciar esta ou qualquer atividade esportiva. "É bom para descobrir eventuais desvios de coluna e até problemas mais graves, como escolioses, hérnias ou osteoporose", exemplifica ela.

Os segredos de Tania

Mesmo sendo novata na modalidade, Tania Khalill garante que já nota os efeitos em seu corpo, além de sua capacidade física. "Eu sinto que minha respiração e postura estão diferentes", salienta. A esposa do cantor Jairzinho confessa que não é muito fã de musculação, por isso, faz esteira pelo menos por 30 minutos, de 3 a 4 vezes por semana. Mas ela confessa que, quando acha que ganhou alguns quilinhos, apela para os exercícios com pesos e intensifica a corrida. Tania é muito ligada à boa alimentação. Não passa fome, mas não descuida. "Como de tudo! Graças a uma dieta muito bem balanceada por meu consultor nutricional, Alfredo Galebe", revela.

De acordo com a personal de Tania no pilates, a professora Ana Letícia Torres Nardi, sua aluna está se saindo muito bem. Ana afirma que para executá-lo é necessário concentração, e a atriz tem muita - talvez, devido à sua profissão. Antes de estrear na TV, a bela foi bailarina até os 21 anos, o que explica sua elegância. Porém, a postura firme que o balé exige chega a dificultar a adaptação em alguns movimentos da atividade, ao contrário do que parece. "O pilates prioriza a manutenção das curvas fisiológicas da coluna e proporciona uma distribuição correta do peso corporal", explica a personal. O pilates faz com que o praticante fique mais atento aos movimentos que podem prejudicar o corpo, durante os afazeres no dia a dia, não só durante atividades esportivas.

Fonte: http://dietaja.uol.com.br

Pilates e artrose



O método Pilates ajuda a amenizar os sintomas da artrose.

No dia 26 de julho comemora-se o dia da avó. Muito se fala sobre elas, que são mães por duas vezes, mimam os netos, permitem que eles façam o que quiserem e dão um grande suporte na sua educação. Além disso, elas têm muito a ensinar com a sua vasta sabedoria e experiência de vida.

Mas, envelhecer também tem os seus percalços. Com o passar dos anos, a saúde fica mais frágil e começa a exigir atenção especial. É o momento de retribuir todos os cuidados e carinhos por elas dispensados aos netos e também de demonstrar – lhes o quanto elas são importantes para a família. Elas merecem orientação e ajuda para tomar certos cuidados com sua saúde física e mental.

A artrite ou artrose, conhecida como doença de desgaste do osso, é muito comum e atinge as pessoas idosas A artrose pode ter várias causas: desgaste das articulações (osso com osso), envelhecimento, abuso nos movimentos repetitivos e de impacto nas articulações, como também carregar muito peso. “Uma forma de aliviar os sintomas é praticar atividade física, mas deve-se escolher uma que seja mais apropriada”, afirma a instrutora de Pilates, Inelia Garcia, diretora da rede The Pilates Studio®Brasil.

De acordo com Inelia, pessoas com artrose têm freqüentes dores nas costas, o que aumenta a curvatura lombar (lordose). “A prática do Método Pilates ajuda a amenizar essas dores, porque fortalece a musculatura das regiões do abdômen, coxas e dos glúteos, desenvolve a flexibilidade e o controle motor”.

A intensidade da dor pode chegar a interferir no dia-a-dia das pessoas, ao diminuir a amplitude de seus movimentos e dificultando atividades comuns como andar, ficar em pé, sentar, subir e descer escadas, colocar meias, amarrar o cordão do sapato. “Os exercícios de Pilates ajudam a manter e a melhorar os movimentos e a execução das funções diárias. Além disso, o método é recomendável por melhorar a circulação sangüínea, a postura e função respiratória proporcionando saúde e bem-estar.”

São mais de mil tipos de exercícios precisos e simétricos, executados em aparelhos diferenciados ou no solo (MAT Pilates). A aula pode ser em grupo ou individual e dura em média 55 minutos. O Pilates é indicado a partir dos 10 anos e não tem limite de idade, pode ser praticado por qualquer pessoa.

Dicas nutricionais de ouro para atletas iniciantes



Atleta de primeira viagem? Confira dicas nutricionais de ouro para garantir a qualidade de vida e o bom desempenho no esporte escolhido

O atleta iniciante deve se preocupar em garantir uma alimentação saudável e balanceada, com o acompanhamento de um nutricionista, que irá adequar as necessidades energéticas individuais, de acordo com cada modalidade esportiva, tendo como objetivo um bom desempenho do atleta.

Dicas para alimentação saudável:

- Durante o dia deve-se ingerir líquidos, principalmente a água para manter-se hidratado. Nos treinos, ingerir água ou bebida isotônica para repor as perdas durante a atividade.

- Fazer 3 refeições principais, o café da manhã, o almoço e o jantar, e peloComida Saudavel menos 3 lanches entre as refeições, com intervalo máximo de 3 horas entre eles.

- Em cada refeição, escolha alimentos dos diferentes grupos alimentares: carboidratos ricos em fibras (batata, mandioca, milho, pães, massas, arroz e biscoitos integrais, farelos de aveia, trigo e soja etc.), proteínas (carnes, ovos, leite e derivados desnatados), vitaminas e minerais (hortaliças, verduras e frutas), e água;

- Nunca deixe de fazer as principais refeições. Comece o dia com um café da manhã completo e diversificado, com pães, cereais, leite, iogurtes, sanduíche natural e frutas;

- Faça um pequeno lanche no meio da manhã (entre café da manhã e almoço) e no meio da tarde (entre almoço e jantar) incluindo alimentos como frutas secas, oleaginosas (castanha de caju, do Pará, nozes, amendoim, soja torrada) sanduíche natural, frutas, suco de frutas, iogurte, barra de cereais, vitamina, etc.

- No almoço e no jantar faça uma refeição equilibrada incluindo o arroz integral e feijão, massas com molho de tomate, evitar molho branco e queijos gordurosos, carnes magras, peixe ou frango assados ou grelhados, vegetais crus, legumes cozidos variados, frutas ou sucos naturais.

- No jantar realizar uma refeição semelhante ao almoço, mas em menores quantidades. Evite jantar próximo ao horário de dormir.

- Inclua alimentos antioxidantes, pois previnem a ação dos radicais livres produzidos pela intensa prática do esporte. Exemplos: azeite de oliva, óleo de canola, de soja, girassol, abacate, açaí, frutas cítricas, como laranja, limão, morango, kiwi, abacaxi, tangerina, oleaginosas, suco de uva integral, chocolate meio amargo (50 a 80% de cacau). 

Fonte: www.ativo.com