Pure Pilates
Home / Artigos

Artigos

Conheça o nosso Blog CONFERIR

Dormir bem melhora a qualidade de vida e aumenta a sensação de bem-estar



Acordar cedo, manter jornadas de trabalho que se estendem noite adentro e viver uma rotina acelerada. A combinação destes fatores é normalmente a responsável por noites curtas, com poucas horas bem dormidas e acúmulo de cansaço. No Dia Mundial do Sono, comemorado em 19 de março, especialistas alertam para a importância de dormir bem para a manutenção da qualidade de vida e do bem-estar.

Dormir Bem - PilatesSegundo a neurologista e especialista em sono do Hospital das Nações, Olga Fustes, hábitos como ingestão de bebida alcoólica, café e refrigerantes, assistir programas ou filmes de ação e praticar exercícios físicos próximo ao horário de deitar podem comprometer a qualidade do sono. “Geralmente, quem não dorme bem apresenta irritabilidade, cansaço, dificuldade de concentração e bastante sonolência durante o dia. Isso pode afetar tanto os relacionamentos pessoais quanto os profissionais”, comenta a neurologista.

Segundo ela, as temperaturas elevadas são outro fator que influencia o sono. Por isso, a despedida do verão facilita o ato de dormir. “As variações do clima realmente afetam mais o organismo, especialmente no calor, pois quanto mais alta a temperatura do corpo, maior a dificuldade para dormir”. Entretanto, quando o sono não vem mesmo no inverno, é importante ficar atento a outros problemas que podem ser responsáveis. “Insônia, ronco e apneia – quando a respiração para por até um minuto – também fazem com que o portador sofra para ter uma boa noite de sono. No caso da insônia, em geral os motivadores são estresse e ansiedade. Mas, assim como o ronco e a apneia, ela pode ser combatida com tratamentos diversos”, explica a médica.

Confira dicas da doutora Olga Fustes para ter uma boa noite de sono:

- Mantenha o quarto sempre silencioso, escuro e com uma temperatura agradável;

- Utilize pijamas confortáveis, condizentes com a estação do ano;

- Evite agitações antes de dormir;

- Aproveite o momento para esquecer problemas ou situações que não serão resolvidas durante a noite;

- Cada organismo necessita de uma determinada quantidade de horas de sono. É importante que você conheça o seu corpo e procure dormir sempre o tempo necessário para descansá-lo. Em geral, esta quantidade varia entre 6 e 7 horas diárias, mas o ideal é sempre manter a qualidade do sono profundo, aquele em que a mente realmente relaxa.

Fonte: http://www.paranashop.com.br

10 de março - Dia nacional de combate ao sedentarismo



No dia 10 de março, de acordo com o calendário da Saúde comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo.

Sem dúvida alguma o sedentarismo é considerado um mal muito sério pois vem crescendo de maneira alarmante no mundo inteiro, deixando de ser uma preocupação meramente estética para se tornar num problema grave de saúde pública, transformando-se numa epidemia global.

Um estudo realizado por David Dunstan,Ph.D e chefe do Laboratório de Atividade Física na Divisão de Metabolismo e Obesidade no IDI Baker Coração e Instituto de Diabetes, em Victoria, Austrália, apresenta resultados que se aplicam não apenas aos indivíduos que estão com sobrepeso e obesidade, mas também aqueles que têm um peso saudável.

O estudo considerou principalmente os preguiçosos de plantão, os chamados “Couch potatoes”, que ficam horas assistindo televisão, mas também a quem tem o comportamento prolongado sedentário, tal como sentar-se em uma mesa em frente a um computador. Quer dizer trabalhar horas sentado é prejudicial a saúde segundo o estudo do Dr. Dunstan.

Descobriu que cada hora passada em frente à televisão diariamente foi associado com:
• 11 por cento maior risco de morte qualquer motivo,
• um aumento de 9 por cento de risco de morte por câncer e
• 18 por cento um aumento do risco de doença cardiovascular relacionados com a morte.

Portanto movimente-se, faça atividade física e não seja apenas um espectador da vida. Faça sua parte para que seu corpo trabalhe com perfeição.

A prática de exercícios físicos regularmente é aconselhada pela comunidade científica a fim de preservar o bem-estar físico, psíquico e social do ser humano, sendo que trinta minutos diários de atividade física como subir escadas ao invés de usar os elevadores, pedalar no final do dia, ir caminhando ao trabalho, supermercado e escola são suficientes para diminuir em 50% o risco de males ligados ao sedentarismo como o ataque cardíaco, diabetes e obesidade, além de reduzir significativamente a incidência de hipertensão, estresse e depressão.

O sedentarismo é caracterizado pela falta, ausência e ou diminuição de atividades físicas, sendo errada a idéia de que pessoas que não estão treinando pesado nas academias são sedentárias.

Os benefícios de se praticar exercícios físicos regularmente são inúmeros como os relacionados abaixo:

  • Atitudes mais positivas: pessoas praticantes de atividades físicas são mais confiantes em relação à própria saúde, auto-estima, trabalho e fatores de estresse;
  • Aumento de desempenho: atividades físicas regulares fazem com que o indivíduo seja mais atento e ativo, melhorando sua eficácia no trabalho;
  • Aumento da capacidade cardiopulmonar: uma regularidade na prática dos exercícios físicos pode aumentar o condicionamento cardiorrespiratório tornando o coração mais forte;
  • Capacidade de trabalho mental: melhora do raciocínio, memória mais ativa e menor tempo de reação;
  • Diminuição de pressão sanguínea: o que diminui muito o risco de doenças cardiovasculares;
  • Redução da ansiedade: exercitar-se faz com os níveis de ansiedade reduzam diminuindo depressões leves ou moderadas;
  • Redução de peso corporal: exercitando-se a queima de calorias é mais eficaz, ajudando a manter o peso e a composição corpórea em níveis adequados;
  • Melhora do colesterol: ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e triglicerídeo, aumentando o colesterol bom (HDL);
  • Melhora da inteligência: a melhoria da circulação através dos exercícios regulares aumenta o Q.I.;
  • Melhora da auto-estima;
  • Pele saudável: atividade física aumenta o fluxo sanguíneo periférico (na pele) tornando-a mais saudável e resistente;

Vida longa: biologicamente comprovado o aumento de tempo de vida para os praticantes de atividades físicas.

Há diversas maneiras para os indivíduos sedentários adotarem uma mudança de hábitos e de estilo de vida em relação aos exercícios físicos de acordo com as possibilidades de cada um.

A prática de atividade física esportiva como: caminhar, correr, pedalar, nadar, praticar pilates, ginástica, exercícios resistidos (peso) e até jogar bola são opções válidas para se combater o sedentarismo e melhorar a qualidade de vida.

Fontes:

http://www.newsroom.heart.org/index.php?s=43&item=920
http://www.vittalisa.com.br/blog/?p=332

Postura alinhada com Pilates



PilatesBasta observar por alguns instantes os jovens sentados nas salas de aula, ou nas praças de alimentação dos shoppings centers, para perceber que a postura deles não está das melhores.

A falta de massa muscular faz com que os adolescentes fiquem com os ombros e a barriga para frente, o que provoca a má postura.

Os exercícios físicos, de uma maneira geral, ajudam a melhorar este problema por causa do alongamento.

Entre as alternativas, a prática do pilates é uma das mais indicadas por médicos. Se o dano não for corrigido na juventude, sérios problemas podem ser desenvolvidos durante a vida adulta e numa idade mais avançada.

“Os exercícios do pilates focam os músculos essenciais para a postura, os quais ajudam a manter o corpo equilibrado e são primordiais para sustentar a espinha. Garantem ótima postura, músculos firmes, autocontrole e articulações saudáveis.

No tratamento da correção postural, com três semanas de prática, já é possível mensurar os benefícios, inclusive com acompanhamento fotográfico”, explica o fisioterapeuta Sérgio Machado.

De acordo com Machado, o sedentarismo é uma das principais causas da degeneração do disco lombar. A coluna vertebral, que é o eixo central do corpo, é muito trabalhada durante o pilates.

“A coluna funciona como um duto de feixes nervosos, ligando diversos órgãos e outras partes do corpo ao cérebro, e por isso precisa de movimentação e de exercícios, em todos os estágios da vida, para manter a sua função, inclusive na adolescência”, conclui o especialista. Ele recomenda a prática do pilates, pelo menos, três vezes por semana.

 

Qualidade de vida nas empresas com Pilates



 Pilates – Qualidade de vida dentro das empresas
Fonte: Internet

A vida de um profissional moderno tem se resumido a horas trabalhando sentado diante de um computador. Comprovado através de pesquisas realizadas em diversos tipos de ambientes de trabalho, as pessoas que tem este tipo de profissão são caracterizadas pelo sedentarismo, causador de inúmeras doenças como diabetes, obesidade, ansiedade, aumento do colesterol e, até mesmo, a perda da auto-estima.

Cientes disso, as empresas estão investindo cada vez mais em proporcionar uma melhoria na qualidade de vida de seus funcionários e, por isso, trazem para local de trabalho pequenas sessões de atividades físicas “anti-stress”.

O Pilates Solo tem sido utilizado como forma de aumentar a produtividade no trabalho – e consequentemente o lucro da empresa. Através da contratação de instrutores de Pilates para ministrar aulas semanais, os gestores tem avaliado muitos dos benefícios que são proporcionados pelo Método Pilates, destacando-se:

- Diminuição de incidência de doenças;
- Diminuição dos custos com assistência médica;
- Diminuição do índice de acidentes de trabalho e falta;
- Evita lesões por esforços repetitivos;
- Aumento da concentração, da resistência física e da produtividade dos funcionários;
- Diminuição dos níveis de stress.

Esta pequena pausa na rotina da empresa permite que os funcionários reflitam melhor sobre suas ações e tomem decisões mais acertadas, pois, além de tudo, a empresa mostra-se preocupada com seu bem-estar e sua saúde. Eles se sentem mais motivados e contentes após as sessões de Pilates.

Este tipo de programa é um grande diferencial competitivo no mercado. Garantir o bem-estar do funcionário é garantir retorno na produtividade da empresa!

Futebol e Pilates



O futebol é um dos esportes de maior exigência física por parte do praticante. Força, resistência, velocidade e agilidade são fatores determinantes e atributos necessários para a sua prática.

Para melhorar, os jogadores precisam de um programa de treinamento de futebol que irá produzir os melhores resultados no menor tempo possível. Com seu foco no núcleo da força, flexibilidade, estabilidade e equilíbrio, o Pilates é uma ótima ferramenta para o condicionamento de futebol. Pode melhorar o desempenho de um jogador e ajudar a prevenir lesões que atormentam jogadores de futebol.

Benefícios do Pilates para o programa de condicionamento de Futebol: 

  • Cria a força do núcleo para uma maior eficiência e durabilidade 
  • Cria músculos longos e resistentes sem volume adicional
  • Aumenta a flexibilidade e a amplitude de movimento
  • Restaura a postura natural e o alinhamento do corpo
  • Melhora a estabilidade e o equilíbrio
  • Corrige os desequilíbrios do corpo reduzindo o risco de lesão
  • Aumenta a resistência através de técnicas de respiração correta
  • Fortalece a parte superior do corpo sem acrescentar volume

Técnicos de Futebol, como Arsene Wenger, do Arsenal há muito tempo pregam a importância crucial do alongamento e flexibilidade – o que de melhor oferece o Pilates. Um exemplo disso é relatado pelo craque David Beckham que é adepto da prática do Pilates “Uma hora por dia de Pilates, eu sou o melhor que tenho sido por muito tempo.” David Beckham, jogador de futebol profissional

David Beckham foi apresentado ao Pilates, enquanto estava no plantel do Milan. Beckham diz que pratica uma hora de Pilates por dia. Diz também que graças a isso tornou seu nível muito melhor. Após a incorporação do Pilates em seu programa de condicionamento de futebol, sua gordura corporal total caiu de 13,7 por cento para 8,5 por cento.

Enquanto alguns dos exercícios e alongamentos podem ser familiares, é a compreensão das técnicas de Pilates que traz o êxito aos programas de treinos. O núcleo (core) intensificado ajuda a melhorar a eficiência de execução, respiração e resistência. Evita também o aumento da gama de exercícios de um jogador e seus movimentos de quadris e pernas, o Pilates também ajuda a melhorar a postura através do alinhamento da coluna e reduz o risco de lesões através do alívio de músculos tensos e desequilíbrios musculares. Os exercícios específicos de Pilates também podem ser utilizados para ajudar o jogador a se recuperar mais rapidamente de uma lesão.