Postura alinhada com Pilates
Basta observar por alguns instantes os jovens sentados nas salas de aula, ou nas praças de alimentação dos shoppings centers, para perceber que a postura deles não está das melhores.
A falta de massa muscular faz com que os adolescentes fiquem com os ombros e a barriga para frente, o que provoca a má postura.
Os exercícios físicos, de uma maneira geral, ajudam a melhorar este problema por causa do alongamento.
Entre as alternativas, a prática do pilates é uma das mais indicadas por médicos. Se o dano não for corrigido na juventude, sérios problemas podem ser desenvolvidos durante a vida adulta e numa idade mais avançada.
“Os exercícios do pilates focam os músculos essenciais para a postura, os quais ajudam a manter o corpo equilibrado e são primordiais para sustentar a espinha. Garantem ótima postura, músculos firmes, autocontrole e articulações saudáveis.
No tratamento da correção postural, com três semanas de prática, já é possível mensurar os benefícios, inclusive com acompanhamento fotográfico”, explica o fisioterapeuta Sérgio Machado.
De acordo com Machado, o sedentarismo é uma das principais causas da degeneração do disco lombar. A coluna vertebral, que é o eixo central do corpo, é muito trabalhada durante o pilates.
“A coluna funciona como um duto de feixes nervosos, ligando diversos órgãos e outras partes do corpo ao cérebro, e por isso precisa de movimentação e de exercícios, em todos os estágios da vida, para manter a sua função, inclusive na adolescência”, conclui o especialista. Ele recomenda a prática do pilates, pelo menos, três vezes por semana.
Quer saber mais? Então clique aqui e veja todos os artigos publicados.