Pure Pilates
Home / Artigos

Artigos

Conheça o nosso Blog CONFERIR

Conheça os exercícios de Pilates das famosas



Os pilateiros adoram ver as fotos dos exercícios que as famosas conseguem fazer nas aulas de Pilates. As fotos que elas postam nas redes sociais inspiram e motivam os outros praticantes. Elas mostram como o Pilates é prazeroso e desafiante ao mesmo tempo! A fisioterapeuta Jussara Castro, do Espaço Corpo Pilates, ajudou a gente a entender os exercícios mais avançados que rolam nas redes sociais. Vamos descobrir o objetivo de cada um deles. Olha só:

Isis Valverde mostrou que tem concentração e equilíbrio ao ficar suspensa na bola fazendo uma extensão em isometria. Neste exercício, Isis faz uma contração dos músculos do power house, glúteos, isquiotibiais, grande dorsal, trapézio e da musculatura extensora da coluna. Tudo isso aliado a uma respiração correta e alongamento axial para manter o alinhamento do corpo todo e não cair da bola. Excelente exercício para concentração, equilíbrio e fortalecimento da coluna lombar. Indicado para quem tem dores nas costas ocasionadas pela má postura.

renata_del_bianco2Neste exercício, a apresentadora Renata Del Bianco exibe um belo alongamento da cadeia anterior. No Ladder Barrel, Renata inicia fazendo um exercício de ponte e termina com a extensão completa da coluna. Alongando os membros superiores, o músculo reto do abdome, fazendo força no quadríceps femoral, nos glúteos e nos membros superiores para sustentar a posição. É um exercício avançado que requer flexibilidade e mobilidade de coluna.

Este exercício é uma progressão do exercício anterior. Renata eleva um membrorenata_del_bianco3 inferior com a força do músculo iliopsoas, sustenta a perna no ar fazendo força no abdome e ainda fica na pontinha do pé esquerdo, diminuindo ainda mais a base, tornando o exercício mais difícil e fazendo força na panturrilha. Os exercícios no Pilates nunca são tão difíceis que os instrutores não consigam deixar mais ainda, não é?

Valesca-revista-pilatesA dançarina Valesca Popozuda postou duas fotos fazendo Pilates. Na primeira ela está no Cadillac fazendo uma ponte com os membros inferiores e fazendo força nos membros superiores, segurando as alças contra a resistência. Este movimento fortalece bastante os músculos da coluna lombar, glúteos, o grande dorsal e os isquiotibiais. Essa posição tem diversas variações, aumentando a dificuldade e desafiando o aluno. No segundo exercício, Valesca usa a alça do Reformer de forma unilateral e fortalece os músculos posteriores da coxa, glúteos, e ainda faz força para sustentar a perna esquerda em isometria. Os exercícios unilaterais são bons porque garantem que o aluno faça a força de forma igual no dois membros e ainda treina a coordenação motora.

Suzana Alves ainda consegue exibir um sorriso em um exercício avançado,suzana_Edu_Enomoto-revista-pilates mostrando que Pilates se faz com prazer. Neste exercício, ela faz o “V do pilates” sustentando o tronco, fazendo muita força no abdome e no iliopsoas, se equilibrando em cima da caixa do Reformer e fazendo força com os braços segurando as alças com carga. Além disso, o exercício requer alongamento para conseguir estender totalmente as pernas. A resistência das molas sobre as cordas puxa a Suzana para trás, é preciso treinar diversas vezes no solo antes de tentar no Reformer.

izabel-goulart-revista-pilatesA modelo Izabel Goulart já mostrou que é amante do Pilates. Esse é um exercício com alto nível de dificuldade. Ela faz um agachamento, que fortalece coxa e glúteos, em cima do bosu, que trabalha equilíbrio e propriocepção, com uma caneleira como resistência e com o peso do corpo suspenso num TRX. Um exercício completo que une coordenação motora, propriocepção, força, resistência e equilíbrio. Fortalecendo membros inferiores, membros superiores, tronco e estimulando a concentração.

A fisioterapeuta lembra que esses exercícios avançados são indicados para os alunos que já fazem Pilates há algum tempo, e sempre com a orientação de um profissional capacitado. “Mas todos são possíveis de serem realizados, a repetição e a dedicação levam o movimento à perfeição. Como dizia Joseph Pilates, é preciso respeitar o seu próprio ritmo. Não interessa o que você faz, e sim, como você faz”. A Jussara escreve artigos para o Yahoo! Mulher. Legal, né?

Ensinando o Pilates para as crianças



Quem disse que não para se divertir e aproveitar os benefícios do Pilates ao mesmo tempo? As crianças também ganham muito com a prática do Pilates. Os principais benefícios da atividade para os pimpolhos são o trabalho da concentração e a correção da postura, minimizando os efeitos dos maus hábitos diários. Eles também conseguem dormir melhor e ter mais disposição, além de estarem mais conscientes do seu corpo.

Kyria Sabin, uma famosa instrutora americana, escreveu um artigo para a revista Pilates Style deste mês sobre os desafios de ensinar o Pilates para as crianças. Na matéria, ela conta como foi difícil atrair a atenção de sua filha, de 12 anos. Ela precisou surpreendê-la e desafiá-la com movimentos diferentes. “A chave é assumir simultaneamente os papeis do instrutor firme, do amigo leal e do animador de festa. A maioria das crianças não é motivada pelo fato de que o Pilates é bom para ser um adulto saudável. Elas precisam de explicações mais diretas sobre como o Pilates pode ajudá-los agora”, explica Kyria.

Por isso, as aulas com crianças precisam ligar os exercícios com o mundo em que elas vivem, fazendo com que elas percebam os benefícios de uma boa postura, da concentração e da respiração correta no dia a dia. A concentração e disciplina exigidas no Pilates podem ajudá-las a desenvolver habilidades mentais que podem ser aplicadas aos estudos, por exemplo.

Lá nos Estados Unidos, O Pilates já tem espaço dentro das escolas. A instrutora diz que aulas leves e com a interação entre os alunos mantêm a classe envolvida. Movimentos como o Spine Stretch, por exemplo, podem ser trabalhados com eles sentados, um de costas para o outro, encostados na parede ou de lado para o espelho, com a ajuda de uma bola.

Esse tipo de acessório, como bolas, discos de rotação, rolos e a meia lua, desperta e estimula as crianças. Para os adolescentes, cuja concentração é maior, ensinar novos exercícios em formato de workshop vai permitir que eles observem os movimentos em diferentes alunos e façam perguntas. “É claro que cada idade tem necessidades de aprendizagem diferentes. Também existem variações de desenvolvimento em crianças da mesma idade. Por isso o ideal é fazer aulas em pequenos grupos semelhantes. Descobrindo o potencial e a flexibilidade do próprio corpo eles aprendem rápido e se divertem”, afirma Kyria.

Homens que fazem Pilates



iran-malfitano-revista-pilates

A mulherada adora fazer Pilates. Mas não vamos esquecer que a técnica foi desenvolvida por um homem, inicialmente para o público masculino. Depois é que o Pilates caiu nas graças das mulheres.

Os exercícios dão condicionamento físico, desenvolvem força e resistência, aliviam o estresse e ajudam na consciência corporal. O Pilates incentiva o fortalecimento dos músculos abdominais mais profundos e reeduca a postura. É muito usado por atletas, para corrigir desequilíbrios musculares e prevenir ou tratar as lesões. Até o sexo melhora.

Na mídia, são vários os artistas que apostaram no Pilates para melhorar o desempenho esportivo e definir o corpo. No mundo dos esportes, a seleção brasileira de futebol treinou com Pilates para a Copa das Confederações. O jogador David Beckham também pratica: “Faço Pilates uma hora por dia, ganho mais flexibilidade e melhora o desempenho em campo”.

Brad Pitt e Ben Stiller fazem parte do time internacional que adotou o Pilates para manter a forma. Entre os brasileiros famosos, os atores Marcos Palmeira, Reynaldo Gianecchini e Carmo Dalla Vecchia combinam o Pilates com exercícios aeróbicos. “O Pilates é completo, pois trabalha os músculos e a respiração”, comentou certa vez Gianechinni.

O ator da foto, Iran Malfitano, começou a fazer Pilates por causa de uma contusão, para aliviar as dores nas costas, e continua até hoje. “Nunca me senti tão bem. Perdi cerca de seis quilos e hoje digo que estou na minha melhor forma, totalmente realizado”.

Pilates alivia danos causados pelo salto



salto-alto-revista-pilates

A maioria das mulheres não resiste a um salto alto, é um acessório elegante e considerado indispensável no guardarroupas feminino. Mas alguns problemas causados pelo uso contínuo podem tornar o salto alto um vilão para a saúde da mulher. De acordo com a educadora física e instrutora de Pilates Ivana Henn, esse hábito pode gerar diversos problemas músculo-esqueléticos, em especial dores nos joelhos e disfunções na coluna. “Uma das nossas desculpas é que, com o tempo, nosso corpo se acostuma. Porém, o uso contínuo do salto alto muda o nosso eixo gravitacional, direcionando nosso centro de gravidade para a ponta dos pés. Isso gera um grande desequilíbrio muscular”, explica Ivana.

O “saltão” não causa somente desconforto, mas também pode prejudicar a postura e facilitar as quedas. A instrutora alerta que o principal músculo atingido é a panturrilha, mas outro grupo muscular que sofre muito é a região lombar. “Para compensar este desequilíbrio causado pelo salto alto, ela é projetada para frente, quando nosso quadril é projetado para trás”.

A falta de amortecimento no calçado também acaba forçando as articulações do joelho e do quadril, o que pode causar deformidades nos ossos, descontrole postural, desequilíbrio e mudanças na marcha. Quem pratica atividade física pode se prejudicar ainda mais, devido à sobrecarga nessa musculatura posterior do corpo, solicitada durante muitos exercícios, como a corrida.

O Pilates ajuda muito a diminuir esses danos, garante Ivana. “Ele trabalha o equilíbrio muscular com exercícios que trabalham todas as cadeias musculares, buscando o máximo de aproveitamento em cada movimento, explorando o alongamento e o fortalecimento muscular”, avalia a educadora.

A atividade é muito recomendada por fisioterapeutas como alternativa para reequilibrar os músculos e aliviar as dores de quem usa salto alto por muito tempo. A instrutora Ivana Henn sugere exercícios de alongamento da panturrilha, como os trabalhos de Foot Work no Reformer, que ajudam a mobilizar as articulações.

Equilíbrio e Pilates




A falta de equilíbrio gera nas atividades cotidianas a diminuição da qualidade de vida e a dependência de apoios e compensações que alteram a postura, trazendo dores e até mesmo podendo levar a quedas. O equilíbrio depende da integração da visão, do sistema vestibular, da sensação periférica, dos comandos centrais, de respostas neuromusculares, da força muscular e do tempo de reação muscular. Para a pessoa ter um bom equilíbrio, é preciso que o centro de massa do corpo seja mantido dentro dos seus limites de estabilidade, controlando a postura sem alterar a base de apoio. E isso pode ser treinado e melhorado com a prática de pilates.

O pilates trabalha o fortalecimento do “centro” (musculatura do tronco), utilizando e ativando principalmente o abdome, incluindo a estabilidade da cintura escapular e da pélvica. Com o foco na estabilidade do centro, são trabalhadas força muscular, flexibilidade, resistência e coordenação, fatores essenciais para um bom equilíbrio. Por meio dos equipamentos e acessórios, o pilates desafia e aprimora o equilíbrio.

Em um estúdio de pilates existem diversas possibilidades para treinar o equilíbrio, que incluem desde princípios básicos que são ensinados no solo, onde já se aprende a conectar o “centro”, como em exercícios mais avançados que desafiam o equilíbrio e a estabilidade do próprio corpo utilizando equipamentos e acessórios mais instáveis – como a cadeira, o Bosu e o edge – e em equipamentos mais estáveis, que podem tornar mais desafiadores de acordo com o exercício que é praticado, como o reformer, por exemplo. Os equipamentos de pilates apresentam movimentos e graduações que podem exigir mais ou menos equilíbrio. Proporcionam o trabalho de equilíbrio na posição sentada, semiajoelhado, ajoelhado e em pé, fazendo que o praticante procure um realinhamento e a consciência corporal, além de uma resposta mais rápida dos músculos ao estímulo (desequilíbrio) proposto. Isso tudo resulta em maior força e mais estabilidade do centro, prevenção de lesões, melhora da postura e um aprimoramento da coordenação muscular e do equilíbrio.

O ambiente do estúdio de pilates é rico em possibilidades para trabalhar e melhorar o equilíbrio corporal e pode ser utilizado por indivíduos de diferentes idades, já que não há restrições para a sua prática. O professor irá adequar o equipamento e o acessório de acordo com o nível de cada aluno.