Pure Pilates
Home / Artigos

Artigos

Conheça o nosso Blog CONFERIR

Pilates x RPG




"Vivemos a era dos problemas posturais". Você concorda ou discorda dessa afirmação? Talvez ela soe um pouco alarmista, mas vamos adiante: atualmente quantas horas você passa sentado, seja trabalhando ou dirigindo? Qual a forma que você dorme? Quantas horas de exercício pratica por dia? E alongamento, quantas vezes por dia você o pratica? Sem sombra de dúvidas, as horas que passamos sentados – e na grande maioria das vezes temos uma péssima postura ao sentar – ultrapassa o tempo que dedicamos as outras atividades como caminhar ou mesmo se alongar uma vez por dia. A cada ano o número de pessoas com advindos da má postura cresce e isso tem feito com que muitos se preocupem mais com a prevenção de lesões musculares e articulares.

Para quem procura fugir dessa conclusão, duas opções tem se sobressaído dentre os tratamentos e atividades: o Pilates e o RPG. Mas qual a diferença entre os dois e qual o melhor pra você.

O método Pilates foi criado por Joseph Pilates e utiliza os exercícios físicos para melhorar as relações musculares. São exercícios que buscam concentração em cada movimento da parte do corpo exercitada, o controle e a harmonia do movimento, a precisão para qualidade do movimento, a força de centro para controle do corpo e o movimento fluido (sem impacto) juntamente com a respiração. Os exercícios são realizados no solo ou em aparelhos com ou sem acessórios que facilitam ou desafiam o aluno.

A técnica RPG (Reeducação Postural Global) foi desenvolvida por Philipe E. Souchard e trata cada ser humano como único, buscando a verdadeira causa do problema e considerando o corpo como um todo. A posição estática é fundamental para o tratamento, bem como a respiração e, através de posturas e manobras, a técnica proporciona o alinhamento postural, sendo realizada por um Fisioterapeuta.

Um método trabalha mais o estático e o outro mais o dinâmico, mas ambos buscam o mesmo fim: o alinhamento corporal, a flexibilidade, a prevenção de lesões, a respiração, o controle do centro do corpo e proporcionam a consciência corporal. O RPG, depois de alcançado seu objetivo, tem uma manutenção feita em sessões mais espaçadas, o que se torna um ponto positivo para o Pilates, que pode ser praticado como atividade física.

Se você escolher o Pilates, procure uma de nossas unidades! Com certeza uma está perto de você!

Os benefícios do Pilates para quem tem asma




Segundo pesquisa da Organização Mundial de Saúde, aproximadamente 300 milhões de pessoas sofrem com a asma no mundo, sendo o Brasil o 8º país no ranking de asmáticos nessa mesma pesquisa. Embora seja uma patologia que pode ser definida com comum, poucas pessoas saberiam definir do que exatamente do que ela se trata, então, vamos começar elucidando que a asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. O pulmão do asmático é diferente de um pulmão saudável, como se os brônquios dele fossem mais sensíveis e inflamados - reagindo ao menor sinal de irritação.

Se pensarmos em uma pessoa sem a asma, ela sofrerá uma falta de ar quanto estiver exposta a grandes irritações, como a fumaça de um incêndio. Diante desse quadro, o organismo da pessoa identifica os agentes irritantes e faz com que a musculatura que existe em volta do brônquio se contraia, fechando o órgão e impedindo que o ar contaminado entre nos pulmões. O mesmo processo acontece com um paciente que tem asma, só que os gatilhos para causar uma irritação nos brônquios são bem menos intensos, como o menor sinal de poeira, por exemplo.

O que o Pilates pode oferecer de benefícios para as pessoas asmáticas?

Quem conhece um pouco da história da criação do Pilates sabe que seu mentor, Joseph Pilates, sofreu durante sua infância de várias doenças como o raquitismo, a febre reumática e a asma. Especula-se em torno da sua história, que tantas dificuldades o levaram a dedicar-se com afinco às atividades físicas na adolescência e mais tarde a desenvolver sua própria técnica: a Contrologia, que hoje chamamos Pilates.

A prática do Pilates estimula no praticante uma correta respiração. Joseph acreditava, baseado em seus estudos de anatomia, que o controle do coração é resultado de uma respiração correta que, simultaneamente, reduz a pressão do coração, purifica o sangue e desenvolve os pulmões. Ele escreveu em um de seus livros que “para respirar corretamente, você deve inspirar e expirar completamente, sempre procurando “espremer” bem forte todos os átomos de ar impuro dos pulmões, da mesma maneira que torceria cada gota de água de um pano molhado”.

No Pilates Clássico utilizávamos um acessório chamado Pinwheel, que tinha por objetivo exercitar os músculos respiratórios, principalmente os responsáveis pela expiração prolongada. Hoje buscamos reestabelecer a conexão mente-corpo do praticante durante o exercício, colocando-o em harmonia com a sua respiração até que a boa respiração seja praticada sem que o aluno sequer perceba.

Procure uma de nossas unidades e conheça o método Pilates. Com certeza a mudança na sua qualidade de vida vai te convencer a continuar.

Pilates como auxílio no tratamento da fibromialgia




A fibromialgia é uma patologia que está associada a um tipo de reumatismo com uma condição de dor crônica ou rigidez e presença de sensibilidade em alguns pontos pelo corpo. Os sintomas são principalmente dores difusas e sensibilidade ao toque de pontos característicos do corpo, sendo os principais pontos na coluna cervical (85%) e coluna lombar (79%).

Ela pode ser considerada uma síndrome devido as manifestação no organismo, além da dor, como cansaço, indisposição, problemas com o sono e rigidez matutina. Estudos mostram que a fibromialgia acomete principalmente mulheres (90% dos casos) entre 35 e 60 anos. Seu diagnóstico dessa patologia é clínico e baseado na dor do paciente.

A fibromialgia está associada a uma série de distúrbios. É frequente a presença de depressão, ansiedade e distúrbios do sono e dores de cabeça – que estão presentes em mais da metade dos pacientes. Alguns fatores podem agravar o quadro de sintomas do paciente de fibromialgia que são excesso de atividade física, inatividade física, estresse, frio, distúrbios do sono e fadiga física e mental.

É importante que o diagnóstico clínico seja dado com segurança para que seja direcionado o melhor tratamento para o paciente. Na maioria dos casos, o tratamento consiste na manutenção das atividades funcionais, o que deve ser feito por uma equipe de profissionais. O foco do tratamento deverá ser a diminuição da dor, reeducação postural incluindo atividades em casa e trabalho, atividade física com acompanhamento de um profissional, alongamento, entre outras.

O Pilates com suas várias funções é muito eficaz no tratamento e alívio dos sintomas da fibromialgia. Como ela não tem cura é muito importante que o paciente persista nas suas aulas para que consiga a qualidade de vida ideal.

O Pilates trabalha a postura, alongamento e fortalecimento buscando o alívio da dor nas regiões referidas pelo paciente, como coluna lombar e cervical, que são muito comuns, e diminuição da rigidez. Além do trabalho corporal eficaz, o Pilates auxilia no fator psicológico, visto que é uma atividade tranquila e que tem ao final de suas aulas o relaxamento.

Temos equipes de profissionais capacitados para receber você e traçar um plano de exercícios personalizados para o seu tipo de necessidade. Venha para a Pure Pilates e mude de vida!

Pilates como aliado na luta contra o tabagismo




Após vivermos uma geração de pessoas para a qual o tabagismo, mesmo conhecendo-se seus malefícios, era considerado sinônimo de status social, poder e estilo, vivemos um geração de intenso combate a essa prática. Estatísticas revelam que fumantes apresentam riscos potencialmente maiores de desenvolver doenças de grande complexidade como câncer de pulmão, infarto, derrame cerebral, bronquite crônica, hipertensão arterial, aneurismas arteriais, úlcera do aparelho digestivo, trombose vascular, osteoporose, catarata, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, menopausa precoce, complicações na gravidez, dentre outras.

Quem fuma acaba ficando dependente da nicotina, uma droga que atua no sistema nervoso central, chegando ao cérebro em até 19 segundos após seu consumo. Quando o fumante decide largar o cigarro, uma série de fenômenos começa a ocorrer em seu corpo:

  • APÓS 20 MINUTOS: sua pressão sanguínea e a pulsação voltarão ao normal;
  • APÓS 2 HORAS: não haverá mais nicotina no seu sangue;
  • APÓS 8 HORAS: o nível de oxigênio no sangue se normalizará;
  • APÓS 2 DIAS: o seu olfato já perceberá melhor os cheiros e o seu paladar já degustará melhor a comida;
  • APÓS 3 SEMANAS: a respiração ficará mais fácil e a circulação sanguínea irá melhorar;
  • APÓS 10 ANOS: o risco de sofrer infarto do coração será igual ao de quem nunca fumou e o risco de desenvolver câncer de pulmão cairá à metade;
  • APÓS 20 ANOS: o risco de desenvolver câncer de pulmão será quase igual ao de quem nunca fumou.

A decisão de deixar o tabagismo não é fácil para o fumante e demanda, além de um grande esforço pessoal, ajuda profissional de médicos e terapeutas, pois o corpo, muitas vezes, entra em estado de abstinência o que ocasiona sintomas físicos como taquicardia, tonturas, enjoos, insônia, entre muitos outros.

Uma das maiores dificuldades dos fumantes na hora de largar o cigarro é o que fazer para ocupar a sensação de prazer e bem estar que o tabagismo proporcionava na sua vida? Para esses casos, adotar um estilo mais saudável com hábitos que aumentem a sua qualidade de vida e lhe proporcionem prazer é indispensável. O Pilates entra como aliado dos ex-fumantes como atividade de entretenimento, mas, principalmente, como uma atividade física completa que além de melhorar a postura, a flexibilidade, o alongamento e o equilíbrio do corpo, também diminui o estresse e a ansiedade, cuida da sua saúde corporal e proporciona bem-estar e prazer imensuráveis, por meio da liberação de endorfina.

O Pilates trabalha profundamente a respiração do praticante, melhorando a circulação sanguínea, o que é indispensável para quem decide largar o tabagismo, visto que o pulmão é o órgão do corpo que mais sofre com essa prática e que, após o tabagismo, mais sofre para se reestabelecer e voltar a sua atividade normal.

Se você está na luta para deixar o cigarro ou precisa de uma atividade completa para auxiliar seu corpo e manter sua saúde, venha fazer Pilates com a gente! Encontre a unidade mais próxima de você!

Pilates para o controle da ansiedade




Lidar com prazos, trânsito, pressão no trabalho. Estar sempre pronto para cumprir metas, encaixar a diversão no horário que sobra – se ele sobrar –, comer rápido, dormir pouco, recomeçar todos os dias uma rotina estafante sem tempo para um descanso digno. Ufa! Só de ler esse relato você já se sentiu cansado? Pois, se analisar bem, essa é a rotina que a maioria dos profissionais encaram diariamente e que fazem a maioria das pessoas deixar o cuidado com a própria saúde relegado ao segundo plano.

Colocar sempre as responsabilidades, metas e tempo a frente das reais prioridades da vida tem feito muitas pessoas vítimas do que chamamos “doenças da modernidade”. A ansiedade é um ótimo exemplo desse tipo de transtorno que tem levado uma grande fatia das pessoas a recorrer aos médicos. Nesses casos, o Pilates também age como um ótimo aliado da população.

A ansiedade é uma sensação ou sentimento decorrente da excessiva excitação do Sistema Nervoso Central consequente à interpretação de uma situação de perigo. Por vezes a pessoa que sofre de ansiedade, sente uma necessidade de estar sempre a fazer coisas de forma a fugir do seu estado emocional para que se sinta melhor. Desta forma a pessoa que passa muito tempo num estado de ansiedade acaba interrompendo a respiração como uma forma de defesa contra o medo de uma punição ou situação de perigo, ocasionando um bloqueio no músculo diafragmático. Um diafragma inibido, que não funciona bem, pode causar diversos distúrbios no nosso organismo, como dores de cabeça, problemas gastrointestinais e dores nas costas.

O Pilates aperfeiçoa a respiração e potencializa a capacidade respiratória. Em todos os exercícios a respiração é enfatizada como instrumento para atingir a qualidade na execução dos movimentos. O contrário também acontece, pois os movimentos adequados com a região do tronco estimulam e ampliam a entrada e saída de ar nos pulmões. O Pilates exerce muitos benefícios em pessoas ansiosas por modificar a capacidade respiratória. Se o indivíduo ansioso é capaz de aprender a expirar, podemos até certo ponto, modificar sua condição energética diafragmática, onde a ansiedade está contida.

Se você sofre desse transtorno, convidamos você a reservar uma hora do seu dia para começar a prática de Pilates conosco! Venha para Pure Pilates e adicione mais bem estar aos seus dias!