Pure Pilates
Home / Artigos

Artigos

Conheça o nosso Blog CONFERIR

Pilates no tratamento da dor




Devido a uma série de estudos científicos sobre o Pilates e também do grande número de casos com resultados altamente satisfatórios na recuperação do controle motor, fortalecimento dos músculos da coluna e alívio de dor, o reconhecimento da comunidade médica sobre a eficácia desse método vem crescendo satisfatoriamente.

O Pilates acelera o processo de recuperação de dores dos praticantes devido a possibilidade de trabalhar movimentos similares aos do cotidiano sem a ação da gravidade, com a coluna apoiada num ambiente diferente, onde a nova posição possibilita o aprendizado de um movimento novo e correto sem os antigos vícios de compensação a dor. Isso quer dizer que, por exemplo, nas aulas de Pilates você, que sofria de dor, vai aprender a andar corretamente, porém deitado.

O nosso corpo tende a repetir os mesmos padrões se tentarmos corrigir o caminhar de pé. Além de introduzir o movimento novo em posições diferentes para assim reeducar o corpo e poder corrigir os erros, os equipamentos do Pilates são compostos de molas com diferentes tensões, possibilitando o aprendizado numa intensidade extremamente leve, sem agredir a lesão existente. O corpo responde melhor sem se cansar e sem usar de forças compensatórias que são agressivas e causam o desalinhamento dos membros.

O trabalho feito nas aulas de Pilates é profundo: ele fortalece a musculatura de dentro para fora. Um ótimo exemplo são os músculos do abdômen: fortalecer o abdômen no Pilates não significa simplesmente obter um abdômen “tanquinho”. No Pilates esse fortalecimento será feito juntamente com o dos músculos do assoalho pélvico (responsáveis por segurar os órgãos) e com o auxílio da respiração, será feita também a correção Postural e, então, todo o movimento executado partirá dessa conexão estabelecida com o centro do corpo. No Pilates, o corpo é um só e, por isso, precisa ser trabalhado para funcionar em sintonia.

Numa terceira fase, onde o corpo começa a realizar os novos movimentos aprendidos de forma natural, os exercícios passam a ser realizados na posição vertical para que sejam transferidos às atividades diárias, substituindo os velhos hábitos, tratando a raiz da dor e eximindo o problema da vida do praticante.

Se você sofre com dores no corpo, deixamos o convite para uma aula experimental em um de nossos estúdios. O método Pilates vai conquistar você! Venha para a Pure Pilates!

Pilates para atletas do futebol




Praticantes de vários tipos de modalidades esportivas tem achado no Pilates um parceiro: além de praticar sua atividade base, como corrida, natação, musculação, eles tem, cada dia mais, buscado apoio no Pilates como atividade secundária. Mas qual o motivo dessa procura?

A modalidade criada e difundida por Joseph Pilates vem ajudando muitos atletas. No futebol, por exemplo, a técnica já é aplicada por diversos treinadores de times de todo o mundo como um complemento para o fortalecimento físico dos jogadores, pela sua influência no equilíbrio dos jogadores, fortalecimento muscular e prevenção de dores e lesões, além de melhoria no rendimento físico graças ao amplo trabalho com a respiração que o Pilates propõe.

Os exercícios do Pilates, além de todos os benefícios físicos já citados, são ideais para ajudar na recuperação de traumas pré-existentes, como lesões nas articulações, estimulando a manutenção da força e da flexibilidade nas áreas lesionadas.

O Pilates é mundialmente conhecido por trabalhar o corpo de maneira completa e não isolada, focando no fortalecimento do centro do corpo e dos músculos de sustentação da coluna, o que contribui para a boa postura dos jogadores que ganham assim velocidade e força nos movimentos específicos do esporte, como no caso do futebol, tiros e chutes.

Treinamentos específicos para os atletas de futebol garantem vários benefícios, como:

  • Diminuição de lesões articulares e musculares;
  • Melhora o equilíbrio muscular;
  • Melhora a consciência e controle postural na realização dos movimentos específicos;
  • Maior estabilidade da musculatura paravertebral, abdômen e glúteos, usados nos chutes;
  • Aumenta a eficiência dos movimentos.

Você é atleta e está em busca de uma atividade secundária para dar apoio aos seus treinos? Visite uma de nossas unidades e converse com os nossos instrutores. Venha fazer Pilates!

Pilates como auxílio na menopausa




Nos estúdios de Pilates tem crescido a procura pela atividade por uma parcela especial de pessoas: as mulheres consideradas de meia-idade. Essas mulheres são parte de um grupo cheio de energia, dinamicidade e dotado de uma grande capacidade de concentração nos exercícios que, em sua grande maioria, está alcançando agora os seus anos de convivência com a temível menopausa.

A chegada da menopausa faz as mulheres experimentarem uma série de sintomas desagradáveis como alterações de humor, irritabilidade, distúrbios de sono, depressão, ganho de peso, perda muscular, entre outros, o que faz este público, cada vez mais, buscar alternativas para lidar com essas surpresas da melhor maneira possível, inclusive se informando e descobrindo o quanto os exercícios físicos podem ajudar a aliviar alguns deles.

Exercícios de intensidade moderada são reconhecidos por ajudar a aliviar esses sintomas e exercícios simples, como respiração e alongamento, também são grandes amenizadores do estresse. A respiração abdominal profunda, por exemplo, presente nos exercícios de Pilates, não só acalma o aluno e focaliza sua mente, como ajuda tonificar e fortalecer os músculos abdominais, de suma importância para o equilíbrio do corpo.

A menopausa é marcante na vida das mulheres, por ser um momento de intensas mudanças e também de enfrentar o desconhecido, compara-se a viver uma adolescência ao contrário, mas também pode ser um momento surpreendente e calmo, se buscarmos as ferramentas necessárias para lidar com suas tribulações. Neste sentido, o Pilates é um maravilhoso auxílio, pois ajuda a manter uma atitude positiva, o senso de humor, o equilíbrio e a saúde. Sentir-se bem consigo mesmo e com seu corpo é essencial para manter o espírito elevado e o bom humor!

Venha praticar Pilates conosco e mude de vida!

Os melhores e piores alimentos para sua saúde




Essa semana vamos retirar o foco dos exercícios e colocá-lo em um fator tão importante quanto para quem precisa de uma saúde melhor ou até de uma perda de peso para mantê-la bem: os alimentos que consumimos.

Quão clichê soa a afirmação “você é o que você come”? Amplamente utilizada, essa afirmação não passa da mais pura verdade. Somos o que consumimos, não só fisicamente, como somos o que comemos, mas espiritualmente, com somos os sentimentos que cultivamos. Somos a soma de tudo que cultivamos.

Café da manhã, almoço, lanchinho, janta, happy hour, a escapadinha do fim de semana, você saberia listar quais alimentos do seu cardápio são bons para o seu organismo e quais são verdadeiros sabotadores da sua saúde? Se não sabe, esse artigo é para você! Dá uma conferida na lista que fizemos dos melhores e piores alimentos para quem quer cuidar da alimentação:

Melhores alimentos para o organismo:

  • Frutas e legumes frescos: Para quem está em busca de uma boa saúde digestiva, fica aqui uma dica preciosa: quanto menos manipulado pelos humanos, melhor é o alimento, nesse caso, as frutas e legumes estão no topo da lista de melhores alimentos para consumo.
  • Fibra alimentar solúvel e insolúvel: Alimentos ricos em fibras influenciam diretamente o funcionamento do sistema digestivo, e favorecem o emagrecimento. Procure por sementes, nozes, cevada, arroz integral, cuscuz, legumes e todas as variedades de grãos integrais.
  • Iogurte: Devemos inserir na dieta alimentos probióticos, pois auxiliam na digestão e no funcionamento do intestino sendo um poderoso aliado para quem busca manter a forma.
  • Água: não prejudique nunca o abastecimento do seu organismo de água. Estar bem hidratado é pré-requisito principal para uma vida saudável.

Piores alimentos para o organismo:

  • Alimentos processados e altamente refinados: Pão branco, biscoitos, bolachas e bolos, arroz branco, cereais industrializados e massas são os campeões da lista de piores alimentos.
  • Alimentos fritos e gordurosos: Alimentos oleosos e gordurosos são difíceis de digerir e tem mínimo ou nenhum valor nutricional.
  • Alimentos cremosos: Qualquer coisa rica em manteiga, queijo ou creme é um poderoso concorrente para inimigo da balança, portanto cuide da sua ingestão de produtos lácteos.
  • Refrigerantes: O dióxido de carbono presente no refrigerante leva a uma acumulação de gases nos intestinos, não sabote sua dieta e seu organismo, diga não a ele também.

    Para dar show de saúde e dar uma rotina digna ao seu corpo, que é o seu lar, cuide bem da sua alimentação e alie esse cuidado a um bom e completo exercício físico, como o Pilates. Seu corpo agradece!

Distensão muscular e os benefícios do Pilates no seu tratamento




Como todos sabemos, os músculos do corpo humano são formados por fibras. Quando por algum motivo essas fibras (ou parte delas) se rompem, causando um desequilíbrio muscular, temos então o que a medicina denomina como distensão muscular.

Entre as principais causas das distensões musculares podemos destacar alguns fatores de risco: a execução de algum movimento brusco que acaba exigindo além da capacidade do músculo; a má alimentação que causa deficiência em ferro e proteínas e interfere na elasticidade e capacidade dos músculos; o excesso de treinamento físico que leva os músculos a exaustão; o sedentarismo e o envelhecimento, fatores estão associados diretamente com a diminuição de flexibilidade e a falta de colágeno. Os sintomas das distensões musculares são, na grande maioria dos casos, relacionados a dor aguda, edema e o aparecimento de hematomas no local.

Na fase aguda da distensão, deve-se repousar o músculo afetado de qualquer esforço. Aconselha-se também administrar gelo no local para ajudar a frear a inflamação e, ainda, procurar atendimento especializado.

Após essa fase, o Pilates entra em cena como grande parceiro no tratamento da distensão, sendo responsável por, através dos seus exercícios que trabalham profundamente a estrutura muscular, aumentar a capacidade elástica dos tecidos musculares e estimular sua flexibilidade, garantindo assim o tratamento desde a raiz do problema.

Se você sofreu alguma lesão muscular, não se afaste dos exercícios físicos. Procure um de nossos estúdios, converse com os nossos instrutores, profissionais altamente capacitados para indicar a você o melhor plano de exercícios para que seu corpo volte à ativa. Venha fazer Pilates na Pure Pilates!